Donos de empresas de ônibus reclamam que reajuste do diesel gera quase 27% a mais de custo
21/06/2022 05:20 em REGIÃO

 

O aumento no preço do óleo diesel anunciado na última sexta (17) superou o reajuste das tarifas dos ônibus, alertou a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros de Minas Gerais (Fetram).

Pelos cálculos da federação, o preço do diesel nas refinarias desde outubro de 2021 subiu 83.3%, provocando um impacto médio de 26,67% a mais no custo operacional do transporte coletivo.

Segundo a Fetram, o reajuste tarifário teria que ser suficiente para garantir a compensação dos aumentos dos principais insumos que constam na planilha do ano passado.

"A falta de uma política concreta de preços estabilizados dos combustíveis só agrava a crise", defendeu a federação. A entidade destacou que, neste momento de crise, nada justifica um aumento de preços, como o reajuste de 14,2% no litro vendido nas refinarias, que passou de R$ 5,85 para R$ 6,68.

A Fetram disse que é fundamental diferenciar a tarifa pública (cobrada do usuário) da tarifa de remuneração pelo serviço prestado, com fontes de custeio que extrapolem o valor das passagens.

Outras reivindicações da federação incluem a implantação de  projetos como a PL dos Idosos e o Marco Legal dos Transportes, que preveem a criação de novas fontes de custeios para o equilíbrio financeiro do sistema de transporte público no país.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!