A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) divulgou novos dados de violência contra mulheres em todo o estado. Pelos números, Juiz de Fora é segunda cidade em registros dos crimes, com 11.047 e 32 mortes em 2016. O único município com mais ocorrências é Belo Horizonte.
Um levantamento feito pela Casa da Mulher de Juiz de Fora apontou uma média superior a oito registros de violência contra mulheres por dia. O alto índice preocupa, mas também mostra uma mudança de postura por parte das vítimas, que estão buscando providências contra os agressores.
Os dados indicam diminuição nos casos em relação a anos anteriores. Em 2015, foram registrados 11.194 registro e, em 2014, 11.746. Mesmo assim, de acordo com a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Sheila Oliveira, os números ainda são expressivos e as dificuldades no combate à violência são grandes.
“Apesar da diminuição, nós ainda enfrentamos muitas dificuldades, como a questão cultural, o sistema patriarcalista, o capitalismo e o machismo, além de pouco investimento em políticas públicas em prol da mulher”, destacou.
Ela ressaltou ainda que o trabalho realizado na Casa da Mulher poderia ser mais efetivo, se o investimento aumentasse. “Nós precisamos ampliar o atendimento, com mais policiais civis, para ver se conseguimos um plantão para atendimento de casos de violência doméstica, que envolve a violência física, moral, psicológica e sexual”, concluiu.
Fonte: G1 Zona da Mata