A Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinou na segunda-feira,27/06 convênio para o repasse de R$ 75 mil à Casa de Caridade Leopoldinense para a implantação da rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.
Oriundo da Secretaria Estadual de Saúde de Minas, o repasse atende à Resolução nº 7796, de 21 de outubro de 2021, e será utilizado para a contração de profissionais, bem como para a compra de materiais e equipamentos. O novo serviço tem o objetivo de detectar e notificar agravos constantes, contribuindo e articulando com o Sistema de Saúde municipal.
"Esse convênio prestará uma ajuda importante na detecção e controle de novos casos de doenças e na promoção de novas ações em políticas públicas de saúde ", destacou o secretário municipal de Saúde, Márcio Machado.
O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz destacou a importância do repasse. “Esse convênio vai contribuir para que possamos nos precaver e termos ações ainda mais efetivas no combate às doenças. E esse é o papel do gestor. Tenho certeza que o trabalho será muito importante não só para Leopoldina, mas para a região”.
Os núcleos de Vigilância em Saúde Hospitalar são os setores responsáveis pelo planejamento e execução das ações de epidemiologia hospitalar, incluindo a Vigilância Epidemiológica de Doenças de Notificação Compulsória (DNC) e outros assuntos de interesse para a saúde pública.
Fonte: Prefeitura de Leopoldina e Jornal Leopoldinense