Uma reunião entre motociclistas, comerciantes e autoridades municipais, realizada na noite desta quinta-feira, 09 de março, no Bar do Télo, traçou detalhes sobre a retomada do Encontro Nacional de Motociclistas no calendário oficial de eventos de Leopoldina.
Estiveram presentes o vice-prefeito Márcio Henrique Alvarenga Pimentel, a primeira dama do município, Regina Lúcia Barbosa Britto de Oliveira, o secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Edvaldo Franquido Donato do Vale, o secretário de Serviços Urbanos, José Geraldo Cevidanes, a secretária de Cultura, Jussara Thomás, os comerciantes da região da Praça João XXIII, empresários do segmento hoteleiro e representantes de motoclubes locais.
Segundo a Secretária de Cultura, Jussara Thomás, foi acordado valores dos investimentos para a realização da festa. Ela revelou que a Prefeitura é a organizadora oficial e pode custear cerca de R$32.000,00 a serem destinados para infraestrutura do evento. A secretária ressaltou a importância da união com o setor privado, que contribuirá com uma contrapartida que pode ultrapassar R$20.000,00, destinados a contratação de bandas e organização do camping, onde muitos motociclistas ficarão hospedados. "Este evento não pode acabar, pois traz divisas para Leopoldina. Muita gente sentiu falta, pois no ano passado não foi realizado. Além de movimentar a nossa economia, traz grande visibilidade para o nosso município", comentou.
O motociclista Rafael Louzada disse que as expectativa são as melhores possíveis para este ano, pois acredita que o número de pessoas será maior do que nos eventos anteriores. "Estamos trabalhando com duas empresas que estão divulgando o nosso evento lá fora. Nossa perspectiva é encher o centro da cidade",comentou.
Ele disse ainda que o Encontro de Motociclistas já teve participação internacional, a exemplo da recente visita de um colombiano. "É o típico evento em que conseguimos colocar muitos turistas dentro da cidade em apenas dois dias. Muitos comerciantes faturam como nunca. Trabalho no comércio e observo turistas comprando nas lojas. As bebidas são esgotadas nos bares. As lanchonetes ficam lotadas, além de hotéis, postos de combustíveis, entre outros. O comércio no entorno do CAIC, área de camping também fica movimentado, beneficiando os empreendimentos daquela região", finalizou.
O empresário Marcelo Ruback de Oliveira, da Maneira Mineira, administra o empreendimento da família - que trabalha no comércio há mais de 30 anos. "O Motorock é o melhor evento para nós, pois traz muita movimentação no centro da cidade. Em meio a esta crise, torço para que dê tudo certo. Sempre temos que contratar auxiliares neste período por causa da grande movimentação, atendendo da melhor forma possível os nossos clientes", comentou.
O empresário Vitor Guilherme Pereira Fernandes disse que o município de Leopoldina tem duas grandes potencialidades: o agronegócio e o turismo de eventos. "Temos de manter um calendário anual forte. O Encontro Nacional de Motociclistas é um "filão" do turismo de nossa cidade.Voltei para Leopoldina no ano passado e retomei as atividades como administrador do Hotel Minas Tower. Demonstrei preocupação quando soube que não houve o encontro de motociclistas no ano passado. Procurei a Associação dos Motociclistas e montamos uma comissão com os comerciantes e a prefeitura - que estava disposta em organizar e investir na infraestrutura. Formamos um tripé: Infraestrutura (Prefeitura), demais custos (comércio) e a parte operacional (motoclubes). Estamos falando de um evento que trás muito dinheiro para o município", concluiu
O Encontro Nacional de Motociclistas será realizado nos dias 21 e 22 de abril, na Praça João XXIII, centro de Leopoldina. O evento está em sua 13ª edição e terá shows com bandas de Rock, área para camping, café da manhã e praça de alimentação.
Fonte: Jornal Leopoldinense