A Câmara Municipal de Leopoldina acaba de instituir a Semana Municipal de Doação de Leite Materno através da aprovação unânime do Projeto de Lei Ordinária nº 45/2022, ocorrida na sessão ordinária realizada no dia 04 de julho de 2022.
A iniciativa foi do vereador Carlos André (PSD) com o objetivo de difundir a importância do aleitamento materno para a criança, mãe, família, sistema de saúde e toda sociedade, além da expansão da coleta de leite nos hospitais com maternidade e centros obstétricos.
A Semana Municipal de Doação de Leite Materno será comemorada na semana que coincidir com o dia 19 de maio, Dia Mundial de Doação de Leite Humano, e será também incluída no calendário oficial do Município de Leopoldina.
Durante a realização da Semana, serão desenvolvidas ações com a finalidade de incentivar a criação do Banco de Leite Humano, esclarecer dúvidas a respeito, indicar os bancos de leite humano no Estado e informar onde se encontram as coletas de leite humano na região.
Ao justificar sua iniciativa, Carlos André salientou que, conforme estudos científicos, o aleitamento materno é essencial na vida inicial de qualquer bebê, estado ligado ao combate à desnutrição e à mortalidade infantil, embora nem todas as crianças recebam esse amparo alimentar e passam a ter sua saúde comprometida.
Após as discussões regimentais, o Projeto de Lei Ordinária nº 45/2022 foi aprovado em votação definitiva por unanimidade.
Fonte: Câmara de Vereadores e Jornal Zona da Mata Online