Minas Gerais deve ter cerca de 200 mil mesários nas eleições deste ano
27/07/2022 05:53 em REGIÃO

 

Já estão abertas as inscrições para quem deseja ser mesário voluntário nas eleições de 2022. Em Minas Gerais, a expectativa é que cerca de 200 mil mesários atuem nas mais de 40 mil seções eleitorais.

A inscrição pode ser feita no site do TRE-MG ou pelo aplicativo e-Título. Não há data-limite, mas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como o prazo da comunicação da convocação da Justiça Eleitoral para as eleições deste ano vai até 3 de agosto, essa data acaba sendo um marco temporal para quem deseja trabalhar nas próximas eleições.

Alice Almeida Gontijo e o marido Arthur, ambos de 32 anos, foram mesários pela primeira vez nas eleições municipais de 2020. De acordo com o casal, a intenção era preservar os mais velhos por causa da pandemia de Covid-19.

"Nos voluntariamos para que essas pessoas ficassem em casa e se expusessem menos ao vírus. Como não éramos do grupo de risco, foi nosso jeito de ajudar naquele momento. Foi muito mais tranquilo do que imaginávamos. O treinamento foi acessível e, caso surja alguma dúvida, sempre há mesários mais experientes para auxiliar no processo".

Agora, a intenção é atuar mais uma vez como mesários. "É uma forma de mostrar que acreditamos no rito democrático. Quem trabalha como mesário vê todo o processo de perto e atesta o quanto ele é seguro. Em um momento de tanto questionamento, é simbólico marcar presença como voluntário", explicou o casal. 

Quem pode se candidatar?
Qualquer brasileiro ou brasileira que esteja em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário.

As exceções são candidatos, respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no poder Executivo e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

Benefícios aos voluntários 
Os mesários recebem auxílio alimentação para cada dia trabalhado e são recompensados com o direito a dois dias de folga no emprego, que devem ser negociados diretamente com o empregador. Além disso, a atuação como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos, caso esteja previsto no edital.

Os selecionados são capacitados por meio de uma plataforma de ensino à distância ou peloo aplicativo Mesário. No treinamento, eles são informados sobre fluxo de votação, procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas.

As eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro e um eventual segundo turno será em 30 de outubro.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!