Um mutirão de castração para cães e gatos está sendo realizado no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, no Centro, e vai atender 250 animais até a próxima sexta-feira, dia 29. A ação é promovida pela Prefeitura de Leopoldina, através da Secretaria de Administração, em parceria com o Consórcio Ampar/Simpar e o apoio dos protetores independentes Amigos dos Vira-Latas.
As cirurgias gratuitas estão sendo feitas numa moderna carreta, com médicos veterinários e técnicos à disposição, e são exclusivas para cães e gatos comunitários (que vivem nas ruas) e de animais domésticos de famílias em vulnerabilidade social e que não podem pagar pelo serviço. A campanha beneficiou também 50 animais no distrito de Tebas e é uma medida eficaz de controle populacional e de saúde pública.
A estudante Júlia, de 17 anos, é tutora do vira-lata Tróia, e aproveitou o mutirão para proteger seu animal. E elogiou a iniciativa da Prefeitura. "Castrar é um ato de responsabilidade, porque eu não teria condições de criar os filhotes e seria uma irresponsabilidade abandoná-los. Essa iniciativa da Prefeitura é importante, porque assim como eu, outras pessoas não teriam condições de arcar com as despesas de uma castração", disse a estudante.
"A quantidade de animais abandonados nas ruas é uma triste realidade que precisa ser solucionada. E esta era uma ação muito esperada, porque é uma das principais soluções contra o abandono, maus-tratos e o sofrimento dos animais. Cuidar do bem-estar animal é também uma questão de saúde pública", disse o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.
Fonte: Jornal Leopoldinense