Subiu para 63 o número de casos de varíola dos macacos, a Monkeypox, em Minas. Na manhã desta segunda-feira (1º), as prefeituras de Pouso Alegre e de Poços de Caldas confirmaram um registro em cada cidade.
Em nota, a prefeitura de Poços de Caldas informou que um paciente, com histórico de viagem, apresentou sintomas característicos da Monkeypox na última semana. O exame foi coletado e enviado à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, que atestou o caso.
Segundo a prefeitura, o estado de saúde é bom. Ele recebe assistência médica e permanece em isolamento domiciliar.
A nota diz ainda que outros dois casos estão em investigação. Os exames também já foram coletados e enviados à Funed e aguarda os resultados. Um paciente tem histórico de viagem e outro segue sendo investigado, para saber qual foi a forma de contágio.
Também nesta segunda (1º), a secretaria de Saúde de Pouso Alegre confirmou o primeiro caso. O paciente está com quadro de saúde estável, sem complicações e em isolamento domiciliar.
Também por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GM), confirmou 63 casos em Minas. Porém, 142 estão em investigação. Outros dois casos foram classificados como provável.
De acordo com a SES-MG, somente Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária. Até o momento, são 44 casos confirmados na capital.
Fonte: Hoje em Dia