Garis usam técnicas de rapel para limpar o Ribeirão Arrudas, em BH
08/08/2022 13:26 em REGIÃO

 

Garis de Belo Horizonte iniciaram, na manhã desta segunda-feira (8), uma operação para a limpeza do Ribeirão Arrudas, na região do bairro Alto Vera Cruz. A ação conta com 16 trabalhadores treinados que vão utilizar técnicas de rapel durante a missão no principal curso d'água da capital. 

A operação começou hoje, por volta das 9h, na avenida dos Andradas, no ponto localizado debaixo da passarela que dá acesso à estação Santa Efigênia do Metrô, próximo ao Boulevard Shopping.

De acordo com Erika Santos Resende, gerente da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), cerca de 60 toneladas de lixo devem ser retiradas do rio até o fim de agosto, durante a operação de alto nível de complexidade.

"É um trabalho que exige um nível de complexidade maior. Os garis vão se revezar na execução do serviço de retirada de resíduos no leito do Arrudas. Nós estimamos que esse ano sejam removidas em torno de 50 a 60 toneladas de material", detalha. 

A gerente afirma que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) montou um monitoramento específico para preservar a segurança dos trabalhadores. "Para isso nós contamos com a presença e o apoio da equipe do Corpo de Bombeiros e também da nossa equipe de segurança no trabalho", explica. 

Erika Santos Resende ressalta que a operação é necessária para garantir a saúde pública da capital.

"A ação representa um aspecto importante do ponto de vista ambiental e de saúde pública, minimizando o risco de adoecimento. Além disso, em situação eventual de transbordamento há uma perspectiva de menor impacto à sociedade e contribui para que a água possa canalizar com mais facilidade, evitando obstruções ao longo da rede de drenagem", disse. 

Segundo a PBH, entre os resíduos normalmente recolhidos estão colchões, geladeiras, armários de cozinha, guarda-roupas, animais mortos, tanquinho de lavar roupa, sacos de lixo e garrafas pet. Todo esse material será levado para o Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará.

Para Erika Resende, é necessário que todos colaborem para a manutenção da limpeza no Ribeirão Arrudas, não descartando lixo no curso d'água e em suas margens. 

Conforme a PBH, os cidadãos podem destinar os resíduos as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV), que recebem gratuitamente os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, e móveis velhos, entre outros. 

Fonte: Hoje em Dia Com informações de Lucas Prates 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!