Idosa residente em Cataguases morre por Dengue hemorrágica mas caso foi notificado em Juiz de Fora
21/02/2016 10:39 em REGIÃO

 

Maria Lina de Souza Lima, 87 anos, residente na Vila Minalda em Cataguases, conhecida como "Nanzinha de Souza" (foto) , morreu por volta das 23h15 desta quinta-feira (18), no Centro de Terapia Intensivo (CTI) da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora vítima de Dengue hemorrágica.

Conforme informações de familiares, ela começou a sentir-se mal na sexta-feira (12), vindo a dar entrada no Hospital de Cataguases no sábado onde passou por vários exames e pela avaliação de dois médicos, ficando internada até o domingo, quando recebeu alta e voltou para sua residência. Na ocasião, um dos familiares contou para nossa reportagem que ela foi diagnosticada como infecção intestinal e alergia. Na segunda-feira (15), a idosa começou a sentir-se mal novamente, retornando ao Hospital Cataguases onde recebeu medicação e foi liberada, mesma coisa acontecendo na terça-feira. Ao todo, de sábado até terça-feira, a idosa foi atendida por quatro médicos diferentes diagnosticando sempre infecção intestinal, contou a neta. 
No atestado de óbito consta: Falência de
Múltiplos órgãos em consequência de Choque
Séptico devido a Dengue Hemorrágica 

Como a família percebia a piora da Idosa, que chegou inchar a lingua e tinha dificuldades para engolir, além de diarreia, vômito, febre e dores pelo corpo, os familiares resolveram por conta própria leva-la para Juiz de Fora. Na Santa Casa de Misericórdia, ela foi imediatamente internada por volta das 17 horas da quarta-feira (17) e após 6 horas, os resultados dos exames e também da sorologia, diagnosticava a Dengue Hemorrágica.

Por volta das 23h15 desta quinta-feira ela veio a óbito. O corpo foi transportado para Cataguases, onde foi sepultado às 13 horas desta sexta (19). 

O caso foi notificado em Juiz de Fora por não ter sido diagnosticada em Cataguases e também por ter realizado todos os procedimentos através de convênio e não pelo SUS.

Dona Nanzinha morava com sua filha e sua neta que também tiveram dengue. Segundo seus familiares ela não saía muito de casa e não viajou recentemente o que comprovaria que a doença foi adquirida no município. Sua neta concordou em passar as informações para nossa reportagem para servir de alerta e mudança dos procedimentos médicos nesta época de infestação da doença. Ela contou que a sorologia para atestar Dengue só foi realizada em Juiz de Fora.

Nós entramos em contato com o Secretário Municipal de Saúde, na tarde desta sexta-feira (19), onde fomos informados de que ele ainda não havia tomado ciência do fato e que iria realizar todas as verificações para nos enviar uma resposta nesta segunda-feira (22).

Segundo o último índice de infestação do Aedes aegypti que utiliza a média das quatro últimas semanas, considerando a população de cada município na região de atuação da Regional de Saúde em Leopoldina, das quinze cidades, Cataguases ocupa hoje a oitava posição com o índice de infestação em 415,12. 

Até as 7 horas da manhã desta quarta-feira (17), Cataguases apresentava 629 notificações com 117 confirmações e 15 descartes. Em relação a Chikungunya, o município possui 4 notificações com 1 já descartada e de Zika virus, já são 6 casos suspeitos sob investigação. No entanto muitos casos não chegam a ser notificados em Cataguases, como o caso em tela.


Fonte: Mídia Mineira

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!