Professora que denunciou redução de merenda em escola infantil de BH diz ter sido punida
20/08/2022 06:50 em REGIÃO

 

A professora que denunciou aos pais a redução da quantidade de merenda na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do bairro Ipiranga, na região Leste de Belo Horizonte, foi punida com duas  advertências da Prefeitura. Ela comunicou o fato por meio do grupo da escola em aplicativo de mensagens.

Na última terça-feira (16), o Hoje em Dia denunciou, com exclusividade, a indignação dos pais da escola diante das fotos  postadas no grupo mostrando pratos quase vazios. A unidade de ensino atende 291 crianças de 1 a 5 anos.

Nós tentamos conversar por telefone com a professora, mas não tivemos sucesso.

Em contato com a comunidade escolar, a educadora se mostrou amedrontada e reafirmou ter enviado o comunicado aos pais depois que a escola recebeu um documento da PBH informando que, com a redução da quantidade de alimentos, os  nutricionistas tiveram que recalcular a quantidade de merenda para não faltar alimento até o fim do mês.

A professora também informou a integrantes da comunidade escolar que, com o início das investigações, deixou de ter acesso ao documento da Prefeitura e que ele deveria estar disponível na escola.

Depois da reportagem, a PBH informou que seria aberta uma sindicância para apurar o caso e que a redução da merenda escolar para as crianças não foi autorizada. Além disso, a Prefeitura disse que a quantidade que aparece nas fotos não segue as orientações da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.

Em nota, a PBH informou que "a situação segue sendo  rigorosamente apurada por meio de uma sindicância e as medidas cabíveis serão adotadas".

Reunião com pais 
Depois de três dias de silêncio em relação aos pais de alunos da Emei Ipiranga, a Prefeitura realizou uma reunião com as famílias nesta sexta (19) com a participação de representante da Secretaria Municipal de Educação e da direção da instituição.

Hoje em Dia conversou com alguns pais que participaram da reunião. Eles relataram terem se sentido constrangidos durante a conversa.

"Chegaram a afirmar que a denúncia era 'mimimi' dos pais. Disseram que a mensagem foi mal interpretada pelos pais. Mas, para nós, a mensagem foi clara. Inclusive, alguns pais associaram o fato de os filhos chegarem em casa com fome à redução da merenda na escola", afirmou uma mãe que pediu para não ser identificada.

Também por meio de nota, a PBH negou qualquer episódio de retaliação contra pais e funcionários da Emei Ipiranga. 

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!