Minas registra 111 casos notificados de varíola dos macacos em dois dias
30/08/2022 05:11 em REGIÃO

 

Belo Horizonte é o município com o maior número de casos de varíola dos macacos (Monkeypox) no Estado e o único em que há transmissão comunitária da doença. Na capital, já são 195 casos confirmados, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (29) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Em todo o Estado, segundo as autoridades de saúde, já são 1.603 notificações registradas. Dessas, 757 estão sob investigação – 111 a mais do que o último levantamento, divulgado na sexta-feira (26). Além disso, 260 casos foram confirmados – sete a mais do que o divulgado pela SES na sexta. Outros 586 casos foram descartados por exames laboratoriais realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

A região Central de Minas registra o maior número de casos, seguida pelo Triângulo Mineiro e pelo Sul do Estado. Confira a distribuição de casos por municípios:

A primeira morte pela doença foi registrada em Minas, em 28 de julho. O paciente estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clínicas graves no hospital Eduardo de Menezes, na capital. Trata-se de um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas.

Dentre os casos confirmados, as idades variam de 18 a 61 anos. Dois são do sexo feminino. Um paciente encontra-se em internação hospitalar por necessidades clínicas.

Em todas as situações, as pessoas que tiveram contato com os pacientes que têm a doença são monitoradas pelas Secretarias Municipais de Saúde. As informações quanto aos casos não são divulgadas pela SES, para preservar a privacidade e individualidade dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP).

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!