Golpista invade perfil de pousada em Tiradentes, anuncia ‘promoção’ e pede PIX
17/10/2022 05:10 em REGIÃO

 

Os donos de uma pousada localizada na cidade histórica Tiradentes, na região Central de Minas, estão sendo vítimas de um golpista. Há cerca de duas semanas, o perfil da pousada foi invadido por um criminoso que anunciou uma ‘promoção relâmpago’ e está fazendo ‘reservas’ após os clientes pagarem o valor da oferta por um PIX.

Ao menos 20 pessoas já foram vítimas do bandido. O perfil da pousada tem mais de 12 mil seguidores no Instagram. Na descrição do perfil, o criminoso deixou um alerta para futuros hóspedes: "Único Perfil, cuidado com fakes".

Fernando Barbosa, proprietário da pousada Chalés Pôr do Sol, disse que tudo começou no dia 5 deste mês. “Minha esposa falou que tinha chegado um link para confirmar um número pelo Whatsapp, que ela clicou para abrir e que o número havia sido bloqueado e que a conta do Instagram também tinha sido bloqueada. Ficamos desorientados”, relatou.

Segundo o dono da pousada, o criminoso utilizou o aplicativo de mensagem e a rede social para entrar em contato com clientes. Para “garantir a reserva”, o hacker pede o pagamento antecipado de R$ 510. O valor anunciado pelo golpista incluia uma diária para o casal, café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. 

Após tentativas frustradas de bloquear o número e o perfil no Instagram, os proprietários da pousada fizeram um boletim de ocorrência na Polícia Civil. No entanto, nada foi resolvido.

“Um amigo entrou em contato com o bandido, disse que não tinha PIX e pediu nome, dados, endereço, tudo do cara, mas a Polícia Civil disse que não poderia ir atrás dele, que ele poderia estar usando informações falsas ou de ‘laranjas’ ”. 

O endereço informado pelo golpista é de São Paulo (SP). O boletim de ocorrência registrado pelo dono da pousada serve apenas para os proprietários se resguardarem diante de novas vítimas.

‘Pesadelo’

Fernando Barbosa conta que não está conseguindo dormir já que a conta no Instagram é a principal ferramenta utilizada para fazer as reservas dos hóspedes e que não é possível detectar quem fez a ‘reserva’ com o bandido.  
 
“Várias pessoas chegam aqui na porta e recebem a notícia que caíram em um golpe na hora do check-in. Estamos vivendo uma coisa horrível e não tem como fazer nada rápido, tudo é burocrático, o Instagram não oferece nenhum suporte. É um pesadelo, não estou conseguindo dormir de nervoso”, desabafou Barbosa.

Diante da urgência para recuperar a conta, os donos da pousada contrataram um perito de São Paulo. A expectativa dos proprietários da pousada é que o profissional conclua o serviço até no prazo de 10 dias.

Em nota a Polícia Civil informou que ocorrência foi registrada no dia 6 deste mês como estelionato, mas que "por se tratar de crime de ação penal condicionada à representação, a PC orienta que a vítima, caso tenha interesse, compareça em uma delegacia para proceder à devida representação".

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!