Um levantamento divulgado nesta terça-feira (25) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) revela que 22 cidades do Estado decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas. As mais afetadas até o momento estão na Zona da Mata e no Sul de Minas devido às tempestades de granizo e às ventanias que provocaram inundações e danos a edificações.
 
Lista dos municípios em situação de emergência reconhecida pelo Cedec-MG:
- Alfenas
 
- Alpercata
 
- Alto Rio Doce
 
- Antônio Carlos
 
- Aracitaba
 
- Barbacena
 
- Cana Verde
 
- Capetinga
 
- Guiricema
 
- Lassance
 
- Muriaé
 
- Paula Cândido
 
- Poço Fundo
 
- Presidente Bernardes
 
- Santa Rita de Caldas
 
- São Gonçalo do Sapucaí
 
- São João Del Rei
 
- São Sebastião da Vargem Alegre
 
- Senador Firmino
 
- Três Corações
 
- Urucânia
 
- Visconde do Rio Branco
 
Segundo a Defesa Civil estadual, até esta terça, as chuvas deixaram 405 desabrigados (pessoas que necessitam de abrigo temporário), enquanto o de desalojados (pessoas deslocadas para casas de parentes ou amigos) chega a 1.733. Não há registro de óbitos.
 
Serviço de alerta
Com a aproximação do período de chuvas mais fortes (novembro e dezembro), a Cedec-MG lembra que os cidadãos podem receber alertas por mensagem de texto (SMS). Basta enviar um SMS para o número 40199, com o número do CEP do local de interesse.
Além disso, a Defesa Civil estadual pede que as pessoas fiquem atentas a trincas que tenham surgido de repente, as janelas e portas que começarem fechar com dificuldade ou avarias no piso, pois podem indicar comprometimento da estrutura.
 
O mesmo vale para postes e árvores que tenham inclinação que indique risco de queda. Em caso de risco, basta acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) para realizarem avaliação.
 
(*) Com Agência Minas. e Hoje em Dia