PF e Guarda Civil prendem 5 homens e apreendem caminhões em Itabirito por extração ilegal de minério
11/11/2022 05:16 em REGIÃO

 

A operação da Guarda Municipal de Itabirito, na região Central do estado, e da Polícia Federal surgiu como resultado de denúncias de que, durante as madrugadas, caminhões de origem desconhecida cortavam a cidade fazendo m transporte de material semelhante a minério de ferro.

Na madrugada desta quinta-feira (10), por volta das 2h30, agentes do Centro de Operações da Prefeitura de Itabirito localizaram os veículos que passavam pelo Centro da cidade.

Os suspeitos foram abordados na rua Engenheiro Simão Lacerda, no bairro Padre Eustáquio. Cinco homens foram presos e cinco caminhões foram apreendidos. A operação só terminou às 17h30. Os caminhões foram deixados sob os cuidados da Guarda Civil do município.

Veja o vídeo.

Nesta sexta-feira (11), os veículos serão encaminhados a um pátio credenciado pela prefeitura e devem passar por períciados da Polícia Federal. 

As cinco pessoas presas em flagrante são acusadas de “usurpação do patrimônio da União”.

Segundo o 2°artigo da Lei nº 8.176 /91, os presos são suspeitos da prática do crime de  “produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo”. A pena prevista é de detenção, de um a cinco anos e multa.

Ainda de acordo com o texto legal, “incorre na mesma pena aquele que, sem autorização legal, adquirir, transportar, industrializar, tiver consigo, consumir ou comercializar produtos ou matéria-prima sem autorização."

Informações da Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais revelam que os caminhões eram usados na extração ilegal de minério de ferro. Os motoristas foram encaminhados à sede da PF, em BH.

Segundo o inspetor da GCM de Itabirito Samir Tales de Ferreira Assis, os caminhoneiros não apresentaram nota fiscal da mercadoria que transportavam.  E um deles servia de guia para os demais.

Ainda de acordo com Samir Tales, os suspeitos disseram que o material foi retirado da região do Condomínio Morro do Chapéu. E seria levado para Córrego do Bação, distrito de Itabirito, para ser usado em uma terraplanagem.

Quando perguntados sobre onde seria a obra, eles responderam aos guardas que não sabiam precisar o local.

Confira a galeria de fotos.

Fonte: Hoje em Dia / Foto: Internet

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!