Troca de comando no governo derruba índice de confiança da indústria mineira
19/11/2022 05:38 em REGIÃO

 

O resultado das eleições presidenciais no Brasil derrubou o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (Icei), medido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em novembro.

O indicador atingiu 52,4 pontos em novembro - queda de 9,1 pontos em relação a outubro, quando o índice alcançou 61,5 pontos.

De acordo com a Fiemg, o recuo é influenciado pelo menor otimismo para os próximos seis meses, uma das variantes utilizadas para compor o índice. Segundo a entidade, a confiança dos industriais mineiros é a menor para um mês de novembro em seis anos.

Para a economista Daniela Muniz, da Gerência de Economia e Finanças da Federação, "a queda do indicador reflete incertezas quanto ao cenário econômico brasileiro, especialmente a partir de janeiro de 2023, tendo em vista a mudança do governo Executivo federal”.

Quando se observa a expectativa dos empresários de acordo com o tamanho das empresas houve queda em todos níveis, mas principalmente entre as organizações de pequeno (-10,3) e médio porte (-11,2); nas indústrias de grande porte, a queda na expectativa foi bem menos significativa, com um recuo de 2,7 pontos.

Ainda positivo 

Apesar do recuo registrado em novembro, o indicador mostrou que a indústria segue otimista. O índice chegou ao 28º mês consecutivo em patamar de “confiança”. Segundo a Fiemg, todo índice acima de 50 pontos indica confiança com o futuro.

Envolvimento político

A Fiemg não declarou apoio a nenhum dos candidatos na disputa presidencial, mas o presidente da instituição, Flávio Roscoe, esteve junto com o governador Romeu Zema (Novo) e do Presidente Jair Bolsonaro (PL), durante toda a campanha do segundo turno.

A instituição inclusive, serviu de palco para um evento com ares de comício, no qual foram entregues propostas do setor industrial para os candidatos a presidente.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!