Mais um! Macaco é encontrado morto em Leopoldina e passará por exames em Belo Horizonte
31/03/2017 07:33 em LEOPOLDINA

 

Um macaco foi encontrado morto no final da tarde da sexta-feira (24) em Leopoldina, no pátio de uma empresa localizada na BR-120, próximo ao Km 736 da rodovia Leopoldina – Cataguases. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Município de Leopoldina, que afirmou que o animal foi achado naquele local e imediatamente recolhido e encaminhado para exames laboratoriais em Belo Horizonte, para saber o motivo da morte e se há alguma ligação com a febre amarela.

A Prefeitura informou que toda aquela região onde o animal foi encontrado passou por umaação de bloqueio no sábado (25) e as equipes continuam em alerta em todo o município com relação à incidência de focos e possíveis casos da doença.

O local fica a cerca de 12 km de Cataguases, onde estão sob investigação pela Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG) três casos de febre amarela em primatas. Em Leopoldina, com este macaco morto encontrado na sexta-feira, 24 de março, já são dois casos em investigação. Em janeiro um caso já havia sido confirmado com a doença.

Sob jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Leopoldina e Recreio possuem casos sob investigação. No dia 07 de março, a SES-MG confirmou a primeira morte de macaco por febre amarela em Leopoldina, após o corpo do animal ser encontrado nas imediações do Bairro Três Cruzes no dia 26 de janeiro. Após a confirmação, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou ações de vacinação entre moradoresno bairro e toda a região. No dia 13 de março, um macaco foi encontrado morto próximo à Praça Francisco da Silva Cúrcio, na Avenida Jehu Faria e o resultado dos exames ainda não foi informado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

De acordo com a SES-MG, até esta quarta-feira, 29 de março, foram notificados 1.124 casos de Febre Amarela, sendo que desses 398 foram descartados e 376 são casos confirmados. Em relação aos óbitos, foram notificados 201 óbitos. Desses, 137 foram confirmados para Febre Amarela.

Fonte: O Vigilante

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!