Prefeitura de Leopoldina e Copasa se unem para preservação das águas em 2023
25/11/2022 04:41 em LEOPOLDINA

 

Há um ano, a Prefeitura de Leopoldina firmou parceria com a Copasa, por meio do COLMEIA (Coletivo Local de Meio Ambiente Leopoldina) e do Programa Pró-Mananciais com o objetivo de definir metas de preservação das águas para esse ano. Nesta quinta-feira, dia 24, o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz se reuniu novamente com o secretário executivo do COLMEIA, Marco Luiz Teixeira, e demais representantes do Coletivo, para mensurar os resultados de 2022 e projetar um novo Plano de Ação para 2023.
 
"Estamos unindo forças para proteger as águas de Leopoldina! A cada dia mais precisamos garantir a proteção dos nossos recursos hídricos e conscientizar as atuais e futuras gerações sobre a importância da proteção ambiental da sub-bacia hidrográfica do Rio Pirapetinga, que abastece a nossa cidade. Hoje, nos reunimos para projetar um novo Plano de Ação para 2023. A Copasa e a Prefeitura de Leopoldina estão trabalhando juntas no presente para garantir a preservação das nossas águas para as futuras gerações", disse Pedro Augusto.
 
O Pró-Mananciais está presente em 238 municípios mineiros e atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, como prefeituras, escolas, órgãos estaduais e ONGs, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.
 
Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se o cercamento de nascentes e demais Áreas de Proteção Permanente – APP, plantio de mudas nativas, construção de bacias de contenção de água de chuva (bolsões), bem como a realização de oficinas e capacitações em temas ambientais.
 
Em Leopoldina, proprietários rurais que estejam localizados na área da sub-bacia hidrográfica do Rio Pirapetinga (Comunidade dos Coelhos, KM 104 e Socorro) que têm interesse no serviço de preservação de nascentes, devem procurar o setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Leopoldina, no Paço Municipal, para que os técnicos do Setor de Meio Ambiente visitem a propriedade e realizem estudo de caso e proposta de preservação da área.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!