Parte de uma carga de bateria automotiva foi saqueada na madrugada desta sexta-feira, 25 de novembro, após ter caído às margens da pista depois que a carreta fez uma curva no no km 749,5 da BR-116, em Leopoldina.
A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal que informou o veículo seguia de Pernambuco sentido Rio de Janeiro quando parte da carga se desprendeu da carroceria e caiu às margens da rodovia e em uma estrada vicinal. O motorista conseguiu controlar a carreta e estacionar o veículo. A carga derramada foi saqueada por populares e a PRF acionada para registrar a ocorrência. O motorista, de 40 anos, não se feriu.
Perigo para a saúde e o Meio Ambiente
As pessoas que tiveram contato com as baterias podem ter problemas de saúde, já que o produto é altamente tóxico, além de poluir o meio ambiente. De acordo com os fabricantes de baterias, a solução ácida e o chumbo contido nelas se descartados na natureza de forma incorreta poderão contaminar o solo, o subsolo e as águas.
O consumo de águas contaminadas por chumbo pode causar hipertensão arterial, anemia, desmaio, fraqueza, dores nas pernas e sonolência. Não há risco de contaminação por chumbo através do manuseio das baterias.
Por fim, e não menos importante, o contato da solução ácida com os olhos causa conjuntivite química e com a pele dermatite de contato. No caso de contato acidental com os olhos ou com a pele, lavar imediatamente com água corrente e procurar orientação médica.
Fonte e fotos: Jornal O Vigilante Online