Mais uma ocorrência de furto é registrada em escola nesta terça-feira (04/04)
04/04/2017 13:35 em LEOPOLDINA

 

 
Fonte: Jornal Leopoldinense/Fotos: João Gabriel B. Meneghite

Pela quinta vez a mesma escola foi invadida, depredada e furtada. A ousadia é tanta que os crimes ocorrem em sequência, mesmo com toda repercussão que o caso está tendo na região.
Na manhã desta terça-feira, 04 de abril, foi constatada pelos servidores mais uma invasão na cozinha, sendo subtraídos aproximadamente 30kg de alimentos, deixando os alunos sem merenda escolar. Os servidores da Escola Estadual Emílio Ramos Pinto estão desolados e esperam uma solução para o caso. 

A diretora Ana Maria Mamede da Silva comentou que o problema não é apenas a falta de merenda, mas a depredação do patrimônio público. “Estou atônita, já não há mais cadeados e grades que os impeçam”, comentou. Ela está preocupada com os rastros que demonstram a tentativa de abrir o acesso a outros setores da escola, como o laboratório de informática, onde a porta foi forçada, mas não conseguiram romper.

Desde o registro da terceira ocorrência em 31 de março, a Polícia Militar obteve a chave do portão, para fazer rondas durante a madrugada. O Serviço de Inteligência (P2) foi acionado para levantar informações que culminem em resultados positivos das ações policiais.

Já a Assessoria de Imprensa da Polícia Civil, em Belo Horizonte, informou que o caso está tendo prioridade e os policiais estão realizando diligências na tentativa de elucidar os fatos.

A Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, por intermédio de seu Diretor Educacional Sidilúcio Ribeiro Senra enviou uma nota oficial (abaixo), lamentando o ocorrido e informando sobre investimentos em sistemas de segurança nas escolas estaduais.

A diretora da escola Ana Maria Mamede da Silva disse que vai pedir um reforço financeiro para a caixa escolar, tendo em vista os recursos são insuficientes para reparar a depredação da escola. Terão de ser realizados serviços na rede elétrica, nos sistemas de segurança, de vidraçaria e serralheria, para reforçar  as portas e grades.

A sequência de furtos

A Escola Estadual Emílio Ramos Pinto, localizada no bairro Seminário, foi invadida cinco vezes nos últimos dias. No domingo (26/03), bandidos roubaram câmeras de vigilância e danificaram parte da rede elétrica; eles retornaram ao local na quarta-feira, (29/03), utilizando uma lima para abrir os cadeados do pátio e cozinha, todos gradeados, conseguindo acesso ao local, subtraindo carne e outros mantimentos; na sexta-feira (31/03), eles danificaram o portão e grade da cozinha levando toda merenda escolar que seria utilizada nos próximos dias. Também foi furtada uma panela de pressão, 50 pratos, utensílios domésticos e instrumentos de fanfarra.

Já na manhã desta segunda-feira (03/04), foi constatado arrombamento no cadeado para ter acesso ao pátio, próximo à área de merenda da escola e na cozinha, sendo furtado mais de 60kg de produtos da merenda escolar. A porta de ferro do laboratório de informática também foi forçada, mas não conseguiram ingressar no local. Um levantamento dos itens furtados está sendo feito. Acredita-se que mais instrumentos da tradicional fanfarra da escola tenham sido levados pelos bandidos nesta penúltima ocorrência.

Nesta terça-feira (04/04), o acesso ao pátio se deu pelo portão da frente, com os ladrões invadindo a cozinha em sequência, levando aproximadamente 30kg alimentos.

Nota Oficial da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina

“Realmente lamentável esta situação!
Informamos novamente, que a Secretaria de Estado de Educação, para tentar minimizar furtos e roubos nas escolas estaduais, liberou recursos para as Caixas Escolares comprarem sistema de alarme com câmeras de segurança.

Mas, infelizmente estes atos de vandalismo estão superando as medidas de segurança adotadas. 

A direção da Escola Estadual Emílio Ramos Pinto tem registrado todas as ocorrências. A Polícia tem realizado seu trabalho arduamente. Mas o desafio é imenso.

Com incessante busca de soluções para este desafio, a Secretaria está implementando o sistema de registro de violência nas escolas estaduais, com o objetivo de adotar medidas específicas”.

Sidilúcio Ribeiro Senra
Diretor Educacional
Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina
 



Nas ocorrências anteriores, o acesso ao pátio se dava pelo portão de grades atrás da escola
 


Com acesso ao pátio, os bandidos rompem a porta de grade da cozinha (ao fundo).

Grade da cozinha danificada



Para ter acesso a dispensa, é necessário arrombar outra porta.
O sistema de câmeras foi danificado.
Escola vai precisar de reparos em vários pontos.
 
 
Fonte: Jornal Leopoldinense/Fotos: João Gabriel B. Meneghite
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!