Um macaco foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira, 6 de abril, na Rua Manoel Lobato, em Leopoldina, Zona da Mata mineira. O animal foi achado por moradores que entraram em contato com a redação do Jornal O Vigilante Online às 08h53.
A Vigilância Sanitária foi acionada e compareceu imediatamente ao local através do Coordenador de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Moisés Gonçalves Martins, e dos Agentes Eduardo e Anderson, que recolheram o macaco, que será encaminhado para Belo Horizonte. O filhote encontrado passará por exames para saber o motivo da morte e se há alguma ligação com a febre amarela. De acordo com as informações colhidas no local pela reportagem, o animal apresentava secreções no nariz.
A Secretaria Municipal de Saúde tomou conhecimento do fato e ações serão tomadas no sentido de que seja realizada a prevenção na área. De acordo com a Secretária Municipal, Lúcia Gama, “toda morte de macaco deve ser investigada e tratada como suspeita de febre amarela, seja em qualquer situação”.
Em Minas Gerais já foram notificados 1.124 casos suspeitos em humanos, distribuídos entre 99 municípios. O número total de municípios com epizootias confirmadas para febre amarela é de 109. Casos seguem sendo investigados em 136 municípios e há rumores em outras 157 cidades.
Fonte: O VIGILANTE ONLINE Reportagem e fotos: José Augusto Cabral