Rio Pomba começa a transbordar em Cataguases
25/01/2023 14:56 em REGIÃO

 

O nível do rio Pomba em Cataguases alcançou 5,57 metros às 13h30min desta quarta-feira, 25 de janeiro. Assim, tecnicamente, o rio saiu de sua calha aumentando o risco de inundação em áreas urbanizadas. A Defesa Civil vem alertando a população ribeirinha sobre o risco de nova enchente desde a manhã e colocou a cidade em estado de alerta devido ao constante aumento das águas do Pomba.

Em Astolfo Dutra, onde o rio Pomba passa antes de chegar a Cataguases, a chamada Rua de Cima, primeiro ponto de alagamento daquele município, está tomada pela água, conforme informou a Defesa Civil. A mesma situação é registrada em Dona Euzébia. O nível do Pomba nestas cidades sobe de acordo com a vazão da represa Ivan Botelho III, instalada acima de Astolfo Dutra, que desde as 11 horas está manteve o mesmo volume de escoamento, em 337,8 metros cúbicos por segundo. Agora, às 14h, veio a boa notícia: a vazão caiu para 328 metros cúbicos por segundo. Isso reflete diretamente no nível do rio que começa a baixar por lá.

O coordenador da Defesa Civil em Cataguases, Alexandre Rodrigues, o Tico Tico, em vídeo divulgado no início da tarde, reforçou o alerta à população que mora às margens do rio Pomba, apesar de informar também que o nível do rio estabilizou nas cidades de Astolfo Dutra e Dona Euzébia. A água que vem destes municípios demora chegar a Cataguases, portanto, o nível do Pomba deve continuar subindo por mais umas horas até que estabilize, completou o coordenador da Defesa Civil em Cataguases. Com a informação divulgada às 14 h de redução no volume de vazão da represa, a perspectiva de que as águas recuem até o final do dia.

Fonte: Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!