O início das aulas já bate à porta de pais e responsáveis e os que ainda não compraram o material escolar precisam providenciar o quanto antes. Mas o Procon Leopoldina faz um alerta: a pressa pode ser inimiga do orçamento e pesar no bolso do consumidor.
De acordo com o órgão municipal, quem ainda não providenciou as compras deve pesquisar opções, preços, prazo de pagamento e, principalmente, ficar atento às exigências das listas escolares.
"As escolas só podem solicitar a compra de materiais utilizados para as atividades pedagógicas diárias do aluno, não sendo, portanto, permitido exigir materiais de uso coletivo, como copos, pratos, grapeador, material de limpeza e giz. Sendo assim, é importante que os pais fiquem atentos e questionem as quantidades solicitadas e para quais atividades os materiais serão utilizados", disse o advogado Ronney de Paula Oliveira, chefe do Procon Leopoldina.
E para quem deseja economizar, as dicas são: o reaproveitamento de materiais, a boa e velha pesquisa de preços, além, é claro, ficar atento às condições de pagamento.
"O Código de Defesa do Consumidor obriga que a informação ao consumidor deve ser clara, precisa e ostensiva. Desta forma, o consumidor jamais poderá ficar em dúvida quanto ao valor, as formas de pagamentos e as características do produto.Fique ligado no seu direito e qualquer dúvida, procure o Procon Leopoldina", alertou o advogado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina