O Jornal Leopoldinense publicou que cinco empresas haviam sido selecionadas via pregão eletrônico conduzido pela Prefeitura de Leopoldina para fornecer os instrumentos musicais reivindicados pela Lira Musical 1º de Maio para suprir as necessidades da corporação. O presidente da corporação, o produtor cultural Ronaldo Apolinário, garantiu ao repórter que até hoje os equipamentos ainda não foram entregues.
Participaram da elaboração das carências da banda musical o maestro Bruno Cruz e o próprio Ronaldo Apolinário, popularmente conhecido como ‘Naná’, atual presidente da Lira 1º de Maio.
Relacionados os instrumentos, a reivindicação foi encaminhada à então deputada federal Alê Silva, não reeleita, que por sua vez apresentou emenda parlamentar direcionada ao Ministério do Turismo, culminando com a liberação de R$100 mil o que permitiu sucesso no pleito da única banda de música em atividade em Leopoldina.
A conquista foi comunicada ao prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, por meio do ofício nº 203/2021, de 25 de maio de 2021 com timbre da Câmara dos Deputados. Cópia do documento foi enviada ao presidente da banda Ronaldo Apolinário, ainda na gestão de Victor Guilherme Pereira Fernandes à frente da Secretaria Municipal de Cultura.
O que foi relacionado para ser comprado
Segundo o Termo de Referência que acompanhou o edital do Pregão Eletrônico seriam comprados 23 instrumentos musicais e 5 equipamentos de sonorização. Na relação: 1 bateria completa com pratos e bancos; 1 tuba bombardão, 6 trombones de vara; 3 bombardinos; 5 saxes tenor; 6 trompetes; 1 sax alto; 1 equalizador de 31 bandas; 1 mesa de som com 16 canais balanceada; 1 caixa ativa 400 watts; 1 caixa passiva 400 watts e 1 caixa ativa de retorno 400 watts.
Fontes> Lira Musical 1º de Maio e Diário Oficial dos Municípios Mineiros e Jornal Leopoldinense