Policiamento no Carnaval em Minas terá foco no atendimento à mulher
10/02/2023 04:56 em REGIÃO

 

O atendimento a ocorrências que envolvam assédio e importunação sexual contra a mulher será foco das polícias Militar e Civil durante os eventos do Carnaval 2023 em Minas. A informação foi revelada pelo Governo de Minas durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (9). 

Para controle e monitoramento da folia, a Polícia Militar disponibilizou todo o efetivo, composto por 50 mil militares, sendo 20 mil somente em BH, onde há estimativa de 5 milhões de foliões durante o Carnaval. 

"A PM vai ocupar todos os locais onde temos a presença de pessoas reunidas. Teremos maior operação de trânsito urbano e rodoviário. Vamos estruturar o entorno de BH para que todos os foliões se sintam seguros. Além da manutenção do serviço da PM para o combate da criminalidade", explicou o comandante da Polícia Militar, coronel Rodrigo Piassi. 

Durante o período do carnaval, as Patrulhas de Prevenção à Violência Doméstica da PM, distribuídas em 128 municípios, serão empregadas exclusivamente no acolhimento à mulher em ocorrências que envolvam assédio e importunação sexual em eventos de carnaval. Serão ao todo 350 postos ativados por dia no Estado. 

Ainda conforme o comandante, as equipes foram treinadas para oferecer atendimento "privilegiado" às mulheres. "Esperamos atender a população mineira com todo respeito e qualidade. Queremos sair do carnaval com registro zero de segurança pública", estimou. 

Atendimento que será refletido também na Polícia Civil. Serão 71 Delegacias de Plantão 24 horas. Ao todo, 430 policiais civis vão atuar em cidades do interior e 406 serão mobilizados na capital mineira. Na capital, a Delegacia de Plantão de Atendimento à Mulher, situada no bairro Barro Preto, estará atenta para receber possíveis vítimas. 

Além das polícias, a força-tarefa para garantir uma folia segura reúne também os esforços da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A operação contará ainda com um centro de controle integrado. 

"Teremos quatro ações fundamentais. A primeira delas é o uso de duas carretas em BH com o centro móvel integrado de controle, no Mineirão e na Praça da Savassi, revezando com a praça da Estação. Temos um centro de controle integrado na Cidade Administrativa. Utilização de drones para monitoramento. Blitz de natureza educativa, bebida não se mistura com direção", detalhou Rogério Greco, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!