Chikungunya mata duas pessoas em Minas
21/03/2023 13:06 em REGIÃO

 

Minas confirmou as primeiras duas mortes por chikungunya em 2023. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesta terça-feira (21). Os casos foram registrados em Ponte Nova, na Zona da Mata, e em Montes Claros, no Norte do Estado.

Outros 13 óbitos estão em investigação. Conforme dados do boletim epidemiológico, entre 13 e 20 de março, o Estado teve 1,7 mil novos casos da doença - totalizando 9.306 neste ano. 

Em relação à dengue, o número também preocupa, com mais de 10 mil novos casos em uma última semana. Quatro óbitos foram confirmados, totalizando 13. Outros 52 estão em investigação.

Por causa do número elevado de casos, algumas cidades decretaram situação de emergência e uma força-tarefa foi planejada para o combate do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das doenças

Em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a prefeitura decretou estado de emergência de saúde pública nessa segunda-feira (20). A medida tem prazo de 120 dias. 

A ação facilita a adoção de medidas de prevenção e controle das doenças por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Com a determinação, assuntos relacionados ao enfrentamento da dengue e da chikungunya passam a ser tratados como prioridade no município. 

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!