Os eventos são considerados muito importantes dentre os maiores do país, fazendo com que Leopoldina volte a ser referência em Exposições de gado de qualidade.
No período de 10 a 15 de abril, Leopoldina sedia pela primeira vez a etapa Sul/Sudeste do Circuito Megaleite 2022/2023 da Exposição Interestadual de GIROLANDO e a 1ª Exposição Ranqueada do GIR LEITEIRO de Leopoldina, duas importantes e maiores Exposições do gado Girolando e do Gir Leiteiro do Brasil, que serão realizadas no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis (Coopleste).
Realizadas pela Associação dos Criadores Girolando Sem Fronteiras, Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e Coopleste, ambas Exposições são voltadas aos produtores, conforme explica o Presidente da Coopleste, Marcelo Junqueira Ferraz (foto abaixo).
“Realizaremos pela primeira vez em Leopoldina a Exposição Interestadual de Girolando, envolvendo sete estados, os quatro estados do Sudeste e os três estados do Sul, e a 1ª Exposição Ranqueada do Gir Leiteiro de Leopoldina – Concurso Leiteiro e Pista de Julgamento”, confirmando que já existe um número expressivo de animais que estarão presentes nas Exposições.
O Circuito Megaleite de Exposições Interestaduais de Girolando, iniciado em 2018, tem caráter itinerante e promove três etapas por ano: Sul/Sudeste, Centro-Oeste/Norte e Nordeste. A Exposição Interestadual de Girolando em Leopoldina contará com a presença do jurado Fábio Fogaça e a 1ª Exposição Ranqueada do Gir Leiteiro de Leopoldina o jurado José Jacinto Jr.
“O parque estará completamente ocupado por animais de excelência, animais top mesmo, de elite, animais caros, que virão aqui participar de julgamento de pista, onde também os melhores juízes das raças Girolando e Gir estarão presentes, fazendo com que Leopoldina volte a ser uma referência em termos de Exposição de gado de qualidade”, observou Junqueira.
Ao realçar a promoção deste evento em Leopoldina junto com o Núcleo Girolando, presidido por Cláudio Moura, o presidente da Coopleste também enfatizou a importância de Leopoldina ter no município um dos maiores criatórios da Raça Gir, as Fazendas do BASA, do pecuarista Evandro do Carmo Guimarães, presidente da ABCGIL.
“Teremos expostos um número expressivo de animais do BASA, que são animais de grande excelência. O BASA é um criatório de renome nacional. Gostaria de frisar que para se fazer o Girolando de qualidade a base é o próprio Gir, quando você faz o cruzamento com o Holandês. Ano passado nós já fizemos uma Exposição que foi considerada apenas uma mostra da raça Gir, mas esse ano estamos fazendo a Primeira Ranqueada, que eu espero se transforme em uma tradição”, expressou Junqueira.
Marcelo Junqueira Ferraz esclarece que o evento é voltado ao produtor e a principal motivação desse encontro é proporcionar aos produtores que avaliem comparativamente o seu rebanho e o trabalho que é desenvolvido no seu rebanho junto a outros produtores de outra região, o que será demonstrado depois do concurso, com os vencedores, onde estão os melhores exemplares.
“Convido a todos para estarem presentes, principalmente aqueles que apreciam um gado de elite, um gado de ponta, o caminho que devemos seguir. Faço um destaque em especial ao Girolando, que é uma raça genuinamente brasileira, criada aqui no interior do país e que hoje ganha fronteiras e prestígio internacionais, como um animal adaptado ao clima tropical onde o Brasil, que já é um dos maiores produtores de leite do mundo, terá na raça Girolando uma opção clara de se tornar ainda maior na produção de leite”, declarou Marcelo.
O presidente da Coopleste considerou uma grande alegria poder divulgar essas duas Exposições. Ele parabenizou o Núcleo Girolando Sem Fronteiras da Zona da Mata e a ABCGIL por organizarem e patrocinarem esses grandes eventos, que envolvem vários expositores.
A inauguração oficial da etapa Sul/Sudeste do Circuito Megaleite 2022/2023 da Exposição Interestadual de Girolando e da 1ª Exposição Ranqueada do Gir Leiteiro de Leopoldina está programada para 19h da quarta-feira, dia 12, no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis.