De acordo com Tarcísio Tiradentes, voluntário da ONG, “os auto de linhas serão utilizados na manutenção corretiva e preventiva do trecho entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ), com um total de 120 km de trajeto, passando ainda por Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador e Sapucaia (RJ)”.
Por meio do Facebook o presidente da Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, agradeceu aos colaboradores (Tarcício, Edmar, Maurício, Virgínia, Weder Silva e Auto Socorro São Pedro) que estão participando da recuperação dos equipamentos.
Ao todos três autos de linha serão revitalizados na oficina de Recreio. A previsão de início da operação do Trem Rio Minas é para 2018. As prefeituras do trajeto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e a VLI – controladora da Ferrovia Centro Antlântica – estão apoiando a ideia.
Em Recreio a expectativa para a volta do movimento ferroviário é grande. A cidade é originária da expansão ferroviária no século XIX, ainda no período imperial do Brasil.