Procon de Leopoldina dá dicas para consumidor não cair no golpe do falso boleto
10/05/2023 04:18 em LEOPOLDINA

 

O Dia das Mães é a segunda data comemorativa que mais converte vendas para o comércio, inclusive para o comércio eletrônico. Apesar de ser considerado rápido, mais prático e seguro, será que o consumidor pode confiar que estará livre de possíveis golpes ao realizar compras pela internet?

Em Leopoldina, uma das maiores reclamações recebidas pelo Procon é de consumidores que estão caindo no golpe do falso boleto. E para evitar prejuízos, o órgão tem algumas dicas importantes.

✅️Se você é uma das muitas pessoas que paga contas ou faz compras pela internet, desconfie se algumas das informações estiverem erradas, seja na identificação do emissor ou no corpo do e-mail. Na dúvida, não abra e procure a empresa para entender se o boleto foi realmente emitido pela instituição.

✅️Confira se todos os dados do boleto estão de acordo, entre outros, o nome e o CNPJ da empresa, valor da transação e os números do código de barra.

✅️Os três primeiros números do código de barra informam para qual banco vai o dinheiro. Se o número da instituição financeira citada não bater com esses três dígitos, não pague o boleto!

✅️ Uma prática comum dos golpistas é tentar direcionar as pessoas para uma página falsa. Por isso, fique atento ao endereço virtual e sempre busque pelos canais oficiais das empresas.

✅️ Caso receba um boleto por e-mail ou SMS fora da data que costuma receber ou quando não solicitado, é sinal de fraude.

✅️E para quem for lesado, o Procon Leopoldina orienta: entre em contato imediatamente com seu banco, explicando o ocorrido. Faça também um Boletim de Ocorrência e, por fim, comunique a real empresa beneficiária que o pagamento não foi realizado por conta da fraude. Assim, o consumidor poderá dispor de uma nova forma de regularizar o pagamento que não ocorreu.

O Procon Leopoldina fica na rua Cotegipe, 10, Centro.

Prefeitura de Leopoldina

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!