Municípios da região receberão projetos de eficiência energética da Energisa
17/05/2023 13:24 em REGIÃO

 

Com investimento de quase R$ 1,4 milhão, a Energisa vai renovar a iluminação pública de 12 municípios da região: Piraúba, Rodeiro, Dona Euzébia, Guarani, Tabuleiro, Leopoldina, Guidoval, Argirita, Tocantins, São Geraldo, Visconde do Rio Branco e Santo Antônio do Aventureiro.

O principal objetivo é contribuir com a redução do consumo de energia elétrica, além de oferecer mais conforto e melhorar a qualidade de vida da população, deixando ruas e praças mais iluminadas e bonitas durante a noite. Para recuperar a iluminação pública de parte dessas cidades, a Energisa vai trocar lâmpadas não eficientes por de LED, que são mais modernas, duráveis e econômicas.

 

“As ações de eficiência energética da Energisa contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e o desenvolvimento das comunidades onde está presente. Por isso, mesmo a iluminação pública sendo de responsabilidade das prefeituras municipais, regulamentado por lei, entendemos que essa iniciativa traz mais segurança para circulação da população à noite, bem como uma iluminação mais adequada. Além disso, contribuímos com a economia de energia de locais públicos importantes. Esses são benefícios que, além de ajudarem esses espaços a economizar a energia, vão em direção à sustentabilidade, pilar fundamental dentro do Grupo Energisa. Ficamos extremamente felizes por contribuir com a sociedade ao aplicar mais essa ação”, – comenta Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.

E como a eficientização energética contribui para a redução do consumo de energia com a substituição de equipamentos por outros mais eficientes e econômicos, estimula a sustentabilidade e reduz o impacto ambiental, outros dois projetos também foram contemplados. São cinco escolas municipais de Ubá (Escola Municipal Doutor Heitor Peixoto Toledo, Escola Municipal Doutor Tânus Feres de Andrade, Escola Municipal Geralda Bernardo de Oliveira, Escola Municipal Mère Maria de Aquino, e Escola Municipal Professora Conceição Gomes Caputo) e o Hospital São Vicente de Paula de Ubá também serão beneficiados.

Os contratos de todos esses projetos, contemplados via chamada pública, estão em fase de assinatura e os procedimentos para aquisição dos materiais e realização das obras se iniciam nos próximos meses: são 14 projetos em Minas, totalizando aproximadamente R$ 1,6 milhão na modernização do sistema de iluminação e condicionamento ambiental.

“Este é um programa público importante, operado por nossas distribuidoras e que está alinhado aos nossos compromissos ESG (que reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança). O programa proporciona a redução do desperdício de energia e, por consequência, a redução dos gases de efeito estufa associados a esse consumo. Nosso propósito é ser protagonista da transformação energética conectando as pessoas e empresas à melhor solução de energia, construindo um mundo mais sustentável”, explica a diretora de Gestão e Sustentabilidade da Energisa, Tatiana Feliciano.

Todas as ações, que são viabilizadas por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL​), vão economizar o equivalente ao consumo de cerca de 500 casas populares por ano e evitar a emissão de 76,34 toneladas de CO2/ano.

Fonte: Energisa e Marcelo Lopes | Foto: Reprodução – Pexel

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!