Câmara Municipal de Muriaé cassa vereador por unanimidade
19/05/2023 04:13 em REGIÃO

 

O vereador afastado, Carlos Delfim (PDT) foi cassado por unanimidade na noite desta quarta-feira, 17 de maio, durante a sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal de Muriaé. Com isso, ele permanecerá inelegível pelos próximos oito anos.

Carlos Delfim  é acusado de concussão e corrupção passiva devido a uma série de crimes financeiros praticados quando foi presidente da Câmara, dentre eles a prática de “rachadinha”. Segundo as investigações, o então vereador obrigou uma servidora da casa a repassar parte de seu salário a ele. Em seu depoimento à Comissão Processante, ele negou as acusações.

 

O ex-vereador segue preso em um presídio na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro de forma preventiva, ou seja, sem prazo para sair. As investigações são conduzidas pelo Ministério Público, através do Grupo de Apoio Especial em Combate ao Crime Organizado (GAECO).

A sessão que culminou com a sua cassação começou com a leitura do processo. Em seguida, a assessoria jurídica da Câmara leu o parecer emitido pela defesa. Segundo os advogados que representam Delfim, eles criticaram a forma pela qual o processo foi conduzido e lembraram que conforme a Constituição Federal, a pessoa só é condenada quando o processo é transitado em julgado, o que, segundo eles, ainda não aconteceu.

Com a decisão, o vereador Reginaldo Roriz, suplente da cadeira do PDT, assume de forma definitiva o cargo até o final da gestão. Delfim que mesmo afastado continuava recebendo os salários, por decisão judicial, perdeu este benefício. O presidente do Legislativo de Muriaé, Gerson Varella, afirmou que todo o tramite do processo de cassação foi conduzido com a mais alta seriedade, sempre pautado conforme preconiza a lei.

Fonte e foto: Rádio Muriaé

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!