Mineiro de Bom Despacho vai servir 60 kg de pães de queijo em festival de cinema em Paris
22/05/2023 04:17 em REGIÃO

 

Eleito o terceiro melhor quitute de café da manhã pelo site gastronômico TasteAtlas, o pão de queijo, criação mineira, está no menu que será servido aos participantes do Festival de Cinema Ecos Indígenas, que ocorre em Paris, capital da França, nesta segunda-feira (22) e na terça-feira (23).

São 60 quilos da iguaria, totalizando quase 3.000 unidades. O responsável por preparar o lanche é o mineiro Antônio Cançado de Araújo, de 59 anos, nascido em Bom Despacho, a 150 km de Belo Horizonte. O empresário vive na França há 37 anos e há cinco tem uma marca de pães de queijo.

"A produção do evento me disse que queria servir pão de queijo e não pipoca, já que é um festival de cinema brasileiro. Também vai ter guaraná. Precisa coisa melhor?", conta Araújo sobre o dia em que recebeu o convite para fornecer os quitutes.

O brasileiro preparou toda a remessa sozinho. Até agora, esta é a maior encomenda que já recebeu. “Passei uma semana assando pão de queijo”, detalha sobre a produção do alimento que foi congelado e será finalizado para o evento que deve contar com a presença de representante do Ministério do Turismo Francês.

O festival terá exibições de filmes produzidos por cineastas indígenas brasileiros, que repercutem suas cultura e territórios por meio das obras.

O evento vai acontecer em um cinema na famosa avenida Champs-Élysées, a quase 100 metros do Arco do Triunfo, um dos monumentos mais visitados da Europa, construído a pedido de Napoleão Bonaparte.

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram

Receita de família

A base da receita usada por Araújo vem de família. É praticamente a mesma seguida pelas tias e pela mãe dele no Brasil. A diferença está na origem da matéria-prima. O queijo é da Itália. O leite, francês. Já os ovos são da Espanha. Para completar, polvilho brasileiro da região de Bom Despacho.

“O pão de queijo me remete às melhores lembranças da minha infância. A minha mãe faleceu há 55 anos. As últimas memórias que tenho dela é na cozinha fazendo pão de queijo”, comenta.

“O pão de queijo tem ganhado espaço no mundo de uma maneira muito simpática. Fico feliz com isto. Eu tenho a minha relação com ele como uma missão de vida”, conclui o mineiro que faz aniversário no dia 17 de agosto, data que marca justamente o Dia Nacional do Pão de Queijo.

Fonte: R7 MG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!