Polícia Militar lança ‘Pedra Fundamental’ do Quartel em Cataguases
24/05/2023 03:58 em REGIÃO

 

Evento homenageou diversos militares e civis com uma moeda comemorativa.

A Polícia Militar realizou na manhã desta terça-feira, 23 de maio, na Praça de Esportes, ao lado das obras de construção do Quartel da 146ª Companhia de Polícia Militar de Cataguases, solenidade de lançamento da Pedra Fundamental daquele prédio. Na ocasião também foi outorgada a Moeda Comemorativa do 68º Batalhão da PM a diversos militares e civis que tiveram “relevante atuação” no desenvolvimento daquela unidade.

Dentre as autoridades presentes estiveram o comandante da Quarta Região da Polícia Militar, Coronel Marco Aurélio Zancanela do Carmo, o Comandante do 68º Batalhão da Polícia Militar em Leopoldina, Tenente Coronel Yoshio Luiz Yamaguchi, o comandante da 146ª Cia. PM de Cataguases, Major Rodrigo da Silva Paro, o prefeito de Cataguases José Henriques, o Delegado de Polícia Civil em Cataguases, Marcelo Silva Manna, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Beto do Leonardo, além do militar da reserva, Tenente João de Mendonça Barbosa, que foi agraciado como o veterano mais antigo na solenidade.

A construção de um novo quartel para abrigar a 146ª Companhia da Polícia Militar em Cataguases era um sonho antigo que se tornou realidade em 2022, após a realização do processo licitatório. Nesse período o imóvel que até então servia como quartel foi interditado pelas autoridades por não oferecer mais segurança ao desempenho de sua finalidade. Toda a estrutura daquela Companhia foi alojada em caráter emergencial no quartel da Polícia de Meio Ambiente até a conclusão e inauguração do novo prédio.

A prefeitura de Cataguases cedeu o terreno anexo à Praça de Esportes – de 1.800 metros quadrados – onde também funciona o posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar. Lá está em pleno andamento a obra do novo quartel que terá área construída de 315 metros quadrados, cujo lançamento da Pedra Fundamental aconteceu nesta manhã, marcando esta parceria entre os diversos atores envolvidos. A obra deverá estar concluída em novembro deste ano e vai consumir cerca de R$ 1.176.321,24, conforme revelou o comando da Polícia Militar durante a solenidade.

O prefeito de Cataguases, José Henriques, em seu pronunciamento lembrou que desde quando era candidato a prefeito se preocupava com uma sede para a PM do município. “Conversei longamente a respeito à época, com o então Major Willian, comandante da nossa Companhia e me comprometi em ajudar a encontrar uma solução caso fosse eleito. Desde que assumi venho trabalhando com os demais comandantes que sucederam ao major Willian e recebido apoio de todos, pois abraçaram a ideia para que pudéssemos construir o imóvel aqui na área da nossa Praça de Esportes”, lembrou.

O comandante da quarta Região da Polícia Militar, Coronel Zancanela, fez um discurso ressaltando o trabalho diário da PM na manutenção da segurança pública. Ele citou as dificuldades enfrentadas pela Corporação nos últimos anos, lembrando que a instituição não é autossuficiente e precisa se integrar, dando como exemplo o trabalho desenvolvido pelo 68º Batalhão de Leopoldina que comanda a 146ª Cia. de Cataguases. “Sua metodologia vem unindo a Polícia Militar, a Polícia Civil, Polícia Penal, Promotoria de Justiça e Judiciário para focar os seus recursos naquela facção criminosa, quadrilha ou cidadão que tem trazido maior transtorno à comunidade. Assim nos tornamos mais fortes para combater o crime organizado,” completou.

Jornal O Vigilante Online com Site do Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!