Secretaria de Saúde vai promover ‘Curso de Cuidador de Pacientes com Alzheimer’
26/04/2017 07:28 em LEOPOLDINA

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina promoverá no período de 15 a 26 de maio, de 19h30min às 21h30min, no Polo de Saúde Agostinho Pestana, o curso de ‘Cuidador de Pacientes com Alzheimer e outras demências’.

As inscrições serão gratuitas e ficarão abertas no período de 2 a 10 de maio, com 30 vagas. O curso será ministrado por assistente social, biomédico, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, médico e terapeuta ocupacional.Ao final será feita a entrega de certificado de participação.
A doença de Alzheimer

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença de Alzheimer e distúrbios relacionados afetam cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo. Esse número tende a dobrar a cada 20 anos.

No Brasil, estima-se que 1,2 milhões de pacientes sofram com a doença, com cerca de 100 mil novos casos por ano. Além disso, somos o 9º país do mundo com mais casos de demência. O relatório “Demência, Uma Prioridade de Saúde Pública” da OMS indica que os países de baixa e média renda abrigam metade de todos os doentes.

Adoença ou Mal de Alzheimer é a principal causa de demênciaem pessoas com mais de 60 anos no Brasil.A demência é a perda ou redução progressiva das capacidades cognitivas. Pode ser parcial ou completa, permanente, momentânea ou esporádica, e pode provocar a incapacidade de realizar atividades da vida diária nos pacientes.

Essa “perda de capacidade cognitiva” significa que a doença pode afetar qualquer função cerebral do paciente, particularmente as áreas da memória, linguagem, atenção e funções executivas, como a resolução de problemas e a inibição de respostas.

 

Fonte: Jornal Leopoldina/Com informações: Organização Mundial de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Pólo de Saúde Agostinho Pestana
 
 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!