Considerada uma das maiores bacias leiteiras da Zona da Mata, Leopoldina tem incorporado também a cultura da seringueira às atividades do agronegócio e já é destaque no cenário nacional através da Serincoop- Cooperativa dos Seringalistas do Estado de Minas Gerais.
E como reconhecimento pela qualidade do látex extraído na região, a cooperativa, fundada em 1996 pelo médico Mário Jorge Ferreira Costa, foi selecionada pela Michelin, uma das maiores e mais antigas marcas globais de pneus, como polo para difusão do novo cultivo da seringueira CMB 75, desenvolvida pela fabricante em parceria com o CIRAD ( Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento).
A escolha da Serincoop foi feita após a avaliação em campo quanto à adaptação e às condições climáticas, bem como a resistência contra as principais pragas da seringueira. Para a difusão do novo cultivo, receberá 500 mudas da CMB 75, que serão plantadas na área adjacente ao centro de coleta e distribuição logística da cooperativa.
Com 87 cooperados de Leopoldina e região, a Serincoop produz mensalmente 100 toneladas de látex, vendidos exclusivamente para a Michelin.
E para incentivar o aumento da produção no município, garantindo trabalho e uma ótima alternativa de renda para o homem do campo, a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria da Agricultura, está oferecendo apoio aos pequenos produtores através da preparação do solo.
Além disso, o município estuda firmar convênios com Universidades Federais para contribuir com a inovação tecnológica e a qualificação da produção.
Fonte: Prefeitura de Leopoldina