No fim da tarde desta terça-feira 18 de julho, as previsões se confirmou como anunciamos há alguns dias em nossa rede social. Chuva com volume incomum para o período e ventos com velocidades elevadas.
Segundo as previsões do Climatempo, ontem o índice pluviométrico ficaria em 3mm, foi atualizado para 8mm e o resultado da chuva ficou em 35mm no horário das 17h25 até às 18H00, quando encerrou a primeira chuva que veio repentina.
Mais tarde, o tempo fechou novamente e choveu por alguns minutos, outros 12mm. Ao todo, o volume pluviométrico chegou aos 47 milímetros no bairro Alto da Boa Vista em Leopoldina, MG.
No distrito de Providência, o registro pluviométrico ficou em 2mm apenas na primeira chuva, porém com muito vento naquela área. Já no bairro Tomé Nogueira, foi registrado 31mm e 32mm no bairro São Cristóvão.
Outro item observado foi que os ventos previstos eram de 12km/h, mas a realidade foi de um vendaval similar a TUFÃO, quando existe uma pressão do vento e chuva forte ao mesmo tempo. Vários pontos da cidade foram registrados queda que galhos e danos em propriedades. Os ventos ocorreram por trás da linha das montanhas, no sentido Oeste a Leste.
A rodovia que liga Leopoldina a Cataguases chegou a ficar fechada uma faixa já próximo a Leopoldina. Devido aos ventos fortes, bambus caíram na rodovia MG 120.
A previsão fica mantida com tempo fechado nesta quarta-feira com chuvas isoladas a qualquer momento. Para os próximos dias, alguns fenômenos de Baixa e Alta Pressão devem se formar, um na região Centro-Oeste do país e outros no Mar Atlântico, e todos devem juntos permitir que ventos fortes e volumes de chuvas incomuns voltem a atingir Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, além das regiões Sul e Centro-Oeste do país.
As informações das previsões são do VS que tem uma atualização mais confiável e atua no mundo todo sendo servido de vários satélites.
Por Leopoldina News - com dados de colaboradores Cláudio Batista e Jairo Fernandes.