Lideranças do PSB de Minas Gerais se encontraram, nesta quinta-feira (3), com o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Em pauta, a eleição municipal do próximo ano.
Entre os integrantes da comitiva socialista, esteve o ex-vice-governador Paulo Brant, que preside o partido em BH. Ele é tido pelo partido como possibilidade para encabeçar uma chapa na corrida à prefeitura da capital mineira.
Segundo soube a Itatiaia, a cúpula do PSB saiu satisfeita do encontro com Kalil. O presidente estadual do partido, Mário Assad Júnior, afirmou se tratar de uma conversa de “aproximação” entre as partes.
“Ele (Kalil) e Paulo Brant, que foi vice-governador, têm afinidade muito grande no campo das ideias e da preocupação com a cidade. Foi uma conversa muito intensa e muito agradável. Certamente, ela traz uma aproximação do PSB de Minas com o nosso ex-prefeito Kalil”, disse, elogiando a administração do pessedista, que foi o chefe do Executivo de BH entre 2017 e março do ano passado.
Kalil tem tentado assumir protagonismo na disputa pela Prefeitura de BH. Neste ano, ele já se encontrou, por exemplo, com o correligionário Fuad Noman, que ainda não decidiu se vai tentar a reeleição. Houve, ainda, conversas com o senador Carlos Viana (Podemos) e o ex-deputado Iran Barbosa (MDB), que articulam suas candidaturas.
Paulo Brant, o possível nome do PSB em BH, rompeu com o governador Romeu Zema (Novo) no ano passado. O racha aconteceu em meio a divergências de visões a respeito da administração pública. O então vice-governador chegou a ter a equipe de gabinete desmontada e tentou a reeleição compondo a chapa de Marcus Pestana, do PSDB. Brant se mudou ao PSB neste ano.
Já a relação entre Kalil e os socialistas é antiga. Foi pelo PSB que o ex-presidente do Atlético fez a primeira incursão no mundo político, em 2014. À época, ensaiou uma candidatura a deputado federal, mas desistiu. No ano passado, o partido compôs a coligação que apoiou a chapa de Kalil ao governo.
Articulações em MG
Como já mostrou a Itatiaia, o PSB tem feito movimentos para ampliar o número de prefeituras no estado.
As articulações contam, inclusive, com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin, que chegou a se reunir com mandatários cortejados pelo partido. O ex-ministro Walfrido dos Mares Guias, um dos homens de confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Minas Gerais, também tem ajudado os socialistas.
O PSB pode, também, receber novos deputados. O deputado federal Igor Timo, do Podemos, por exemplo, tem sido aventado por interlocutores. Ele chegou a visitar a cúpula do partido.
Fonte: Rádio Itatiaia