‘União do Sul e Sudeste jamais será pra diminuir outras regiões’, diz Zema após fala sobre Norte e Nordeste
Publicado em 07/08/2023 04:26
REGIÃO

 

O governador Romeu Zema (Novo) disse neste domingo (6) que não pretendeu colocar os estados que formam o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) contra estados de outras regiões, como Norte e Nordeste.

O posicionamento de Zema ocorre após ministros do governo Lula, governadores e políticos o criticarem pela entrevista concedida ao jornal Estado de S. Paulo no sábado (5). O governador de Minas Gerais defendeu a união do estado com São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina para o grupo obter maior protagonismo político.

Zema usou como exemplo da força do Cosud uma articulação na reforma tributária que retirou poder político de Norte e Nordeste e aumentou a influência de Sul e Sudeste no Conselho Federativo. O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA) disse que Zema fomenta divisões regionais.

“A união do Sul e Sudeste jamais será pra diminuir outras regiões. Não é ser contra ninguém, e sim a favor de somar esforços. Diálogo e gestão são fundamentais pro país ter mais oportunidades. A distorção dos fatos provoca divisão, mas a força do Brasil tá no trabalho em união”, escreveu Zema nas redes sociais após a repercussão da entrevista ao Estadão.

Ao jornal paulista, o governador mineiro também criticou a criação de um fundo de combate à desigualdade onde apenas estados do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste teriam acesso aos recursos. Ele defendeu que Sul e Sudeste também sejam incluídos. “Se não você vai cair naquela história, do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito”, disse Zema.

Mais cedo, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também rebateu a interpretação de que Zema estimulou divisões regionais. Segundo ele, o Cosud foi inspirado justamente por um consórcio de governadores do Norte e do Nordeste. “Seremos todos mais fortes quanto mais formos um só Brasil. Não acredito que o governador Zema tenha dito nada diferente disso. Se disse, não me representa”, afirmou Leite.

Outro integrante do grupo, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse que Zema deu apenas a opinião pessoal sobre o tema, mas não a do Cosud como um todo. “Sobre a entrevista do Governador Zema (MG) para o jornal Estado de SP, é importante deixar claro que é sua opinião pessoal. O ES participa do Cosud para que ele seja um instrumento de colaboração para o desenvolvimento do Brasil e um canal de diálogo com as demais regiões”, escreveu o capixaba.

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) existe desde 2019, mas deve ser formalizado nos próximos meses com a aprovação de projetos de lei nas respectivas Assembleias Legislativas.

Fonte: Rádio Itatiaia

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!