Oito moradores do Serviço Residencial Terapêutico, da Prefeitura de Leopoldina, puderam vivenciar uma experiência especial nesta quarta-feira, dia 9: uma visita ao Circo Halley, que gentilmente cedeu os ingressos, proporcionando uma noite cheia de palhaçadas e gargalhadas.
A realização de atividades externas é uma estratégia utilizada pelo Serviço de Saúde Mental da Prefeitura de Leopoldina e estimula a interação social e o fortalecimento da autonomia dos moradores, além de reforçar a importância do cuidado em liberdade, de pertencimento e do acesso à cultura e lazer.
A Residência Terapêutica é uma alternativa de moradia para aos pacientes que passaram por longos períodos de internação em hospitais psiquiátricos e acabaram perdendo o vínculo com a família e a sociedade.
Nesse novo lar, os moradores podem reescrever suas histórias, tendo companheiros e acolhimento profissional, como se fosse uma família. Levam uma vida normal, com qualidade, sendo acompanhados por médicos e enfermeiros.
Além de ser trabalhada a reinserção social, o serviço oferece acompanhamento de saúde pelas unidades básicas de saúde do município e pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III).
O atendimento na Residência Terapêutica é mantido pela Prefeitura de Leopoldina, com recursos próprios e dos Governos Estadual e Federal. O projeto faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em caráter substitutivo ao modelo manicomial.
Fonte: Facebook do Luciano Júnior