Em reunião extraordinária, realizada na tarde desta terça-feira, dia 29 de agosto de 2023, a Câmara Municipal de Leopoldina autorizou o Poder Executivo a repassar recursos para a APIL - Associação das Pioneiras de Leopoldina para a realização da 33ª edição da Feira da Paz.
O Projeto de Lei nº 60/2023, de autoria do Poder Executivo, dispôs sobre a concessão de contribuição, no valor de R$140.000,00 (centro e quarenta mil reais) para organização da Feira da Paz, que ocorrerá no período de 6 a 10 de setembro de 2023.
Na justificativa do projeto, o Poder Executivo argumenta que a Feira da Paz faz parte do calendário cultural do município e se propõe a divulgar o artesanato mineiro, a arte, a gastronomia e a cultura para a população local e regional. Trata-se de um evento beneficente, cuja renda é revertida para projetos sociais acompanhados pelo trabalho voluntário e assistencial que a APIL promove ao longo dos 33 anos de sua realização.
Após receber parecer favorável quanto a sua tramitação, o PL 60/2023 foi aprovado em regime de urgência por unanimidade.
Em entrevista à TV Câmara, Rodrigo Pimentel, Presidente da Câmara, comentou que a APIL realiza relevantes serviços na área de assistência social em Leopoldina e a Feira da Paz é uma importante e tradicional festa que fomenta a economia local, gerando oportunidades para os artesãos de Leopoldina e da região.
Além de aprovar a concessão desta contribuição à APIL, a Câmara Municipal antecipou a devolução de recursos ao Poder Executivo, no valor de R$50.000,00, para serem utilizados pela Prefeitura em apoio à Feira da Paz. “Trata-se de uma manifestação de apoio do Poder Legislativo para a Feira da Paz, a fim de congregar a sociedade leopoldinense para este importante evento”, afirmou Rodrigo Pimentel.
Fonte: Zona da Mata Online