Um milhão e 100 mil pessoas! Esse é o tamanho da fila de brasileiros que aguardam, neste momento, por perícia do INSS.
De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, desse total, 627 mil são análises iniciais, para receber benefícios por incapacidade temporária, o antigo auxíio-doença.
Em junho, pra se ter uma ideia, a fila era de 596 mil. Ou seja, a fila aumentou!
Ainda segundo o INSS, na fila de 1,1 milhão de pessoas também estão 250 mil brasileiros que aguardam por avaliações de exames para o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, concedido a pessoa com deficiência, e 300 mil precisam de perícia em razão de revisão de benefícios e prorrogações, entre outras situações.
Para tentar agilizar os processos, o INSS começou, esta semana, a ligar para segurados que estão na fila da perícia médica para concessão de benefício por incapacidade temporária há mais de 45 dias.
Mas atenção para não cair em eventuais golpes: o número que vai aparecer na tela do celular, quando o INSS ligar, é o 11 2135-0135. Esse número não recebe chamada telefônica e não tem WhatsApp – ou seja, o INSS não vai mandar mensagem pelo aplicativo.
O INSS também informou ainda que não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária.
O Instituto entra em contato apenas para antecipar atendimento, remarcar consulta e dar informação sobre requerimento, entre outros serviços. E, mesmo assim, é o instituto que informa os dados.
Portanto, se receber ligação ou mensagem em nome do INSS solicitando informações ou documentos pessoais, desconfie, porque provavelmente, é golpe!
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Fonte: Agência Rádio2