O g1 conversou com a direção da escola, que informou que todas as providências possíveis têm sido tomadas para amenizar e solucionar a situação. O local tem recebido ações de dedetização, bem como tem sido realizada a capina, nas áreas interna e externa.
De acordo com a direção da escola, há algum tempo o local sofre com um problema que é um buraco no muro da unidade, que é usado de forma indevida por pessoas que levam cavalos até a área da escola nos finais de semana; o animal é um dos principais hospedeiros de carrapatos.
Nas redes sociais, a direção da escola divulgou um comunicado à comunidade escolar com informações sobre as providências que têm sido tomadas e orientações, como o pedido aos alunos e responsáveis que não utilizem o buraco como passagem como medida de segurança.
A direção revelou à reportagem que não até o momento não foi necessária a suspensão das aulas em salas para realização das ações no local. No entanto, as atividades realizadas na área externa não têm sido feitas e há recomendações de que os estudantes evitem o contato com esta parte da escola.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) confirmou que “a gestão escolar tem tomado as providências cabíveis para controle de pragas no local” e que o Setor de Zoonoses da Prefeitura foi acionado para providências no controle de hospedeiros.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura, que explicou que cabe ao município o controle da parte externa da escola. “O Setor de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, compareceu ao local, realizou vistoria e deu orientações à direção da escola”.
Em relação aos cavalos, a direção do Polivalente de Benfica afirmou ter acionado a Polícia Militar de Meio Ambiente e o Canil Municipal para providências sobre a situação. O g1 entrou em contato com os órgãos e aguarda retorno.
Buraco em muro como problema
Em entrevista ao g1, a direção destacou que o buraco no muro contribui de forma determinante para a proliferação de carrapatos na escola, tendo em vista que ele serve de entrada para as pessoas que levam cavalos para a área externa do Polivalente de Benfica.
Além disso, o fato de alguns estudantes também utilizarem o buraco no muro faz com que eles passam por locais que tenham carrapatos e, com isso, faz com que eles levem os animais tanto para a escola quanto para as próprias casas, o que contribui para a infestação.
Na última semana, a direção da escola enviou representantes em todas as salas de aula para reforçar com os alunos a orientação de que eles não utilizem o buraco no muro como acesso ou passagem. A medida tem o objetivo de prevenir contra a infestação de carrapatos.
Em relação ao problema do buraco, que há anos foi feito, segundo a direção, por populares para utilizar como atalho na passagem do Bairro Vila Esperança para o Bairro Benfica, ainda não há previsão de solução. A direção apontou que seria necessária uma força conjunta para fechar o local.
Fonte: G-1 Zona da Mata