Chuvas intensas e histórico recente preocupam Muriaé
REGIÃO
Publicado em 01/11/2023

 

Na última segunda-feira (30), a Defesa Civil da Zona da Mata Mineira emitiu um Boletim Informativo que tem preocupado os moradores da região. O alerta prevê pancadas fortes e volumosas de chuva para a última terça-feira (31) e esta quarta-feira (1º). Os pluviômetros já registraram uma média de 45,58 mm de chuva somente no último dia, mas o grande problema reside no acumulado das últimas 72 horas, que atinge uma média de 134,55 mm.

Este último mês de outubro tem se destacado como o segundo mais chuvoso dos últimos 14 anos, com uma média de 209,57 mm, ficando atrás apenas do recorde de 2021. Mais uma vez, a irregularidade das chuvas, uma característica associada ao fenômeno El Niño, afeta a região. Até o dia 25 de outubro, o acumulado de chuva era alarmantemente baixo, atingindo apenas 28 mm.

A preocupação com os níveis dos rios é constante, e equipes da Defesa Civil estão em campo fazendo atualizações nos pontos estratégicos. Até o momento, as estações indicam uma tendência de estabilização no nível do rio Muriaé nas próximas horas.

O aumento no nível do rio Muriaé, especialmente, foi causado pelas chuvas na região dos rios Fumaça e Preto, o que resultou na saída de sua calha no bairro São José, afetando as ruas Eduardo Braga e Padre Raul. Para obter um panorama mais completo da situação dos rios que cortam a área urbana, é necessário concluir o trabalho de campo, e mais informações serão disponibilizadas posteriormente nas redes sociais da Defesa Civil de Muriaé.

Quanto à previsão de chuvas, o Boletim Informativo divulgado no dia anterior prevê um volume variando entre 20-40 mm para esta quarta-feira. A partir da quinta-feira, a pluviometria tende a reduzir, trazendo um alívio para a região.

Nesta terça-feira (31), várias pancadas de chuva foram registradas na região de Muriaé, inclusive em Pirapanema, distrito de Muriaé, como pode ser visto nas imagens abaixo. A população tem enfrentado as adversidades causadas pelas chuvas intensas, e a Defesa Civil continua monitorando a situação de perto, tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população.

Fonte: Site da Rádio Muriaé

Comentários
Comentário enviado com sucesso!