Fluminense se junta a oito brasileiros que venceram a Libertadores em casa
RIO DE JANEIRO
Publicado em 05/11/2023

 

 

O Fluminense é campeão da Copa Libertadores pela primeira vez. E a equipe tricolor, depois de mais de 60 anos de espera, soltou o grito entalado após vencer o Boca Juniors-ARG, neste sábado (4), por 2 a 1, em pleno Maracanã. Com a conquista, o Tricolor entrou para o seleto grupo dos times que comemoraram a Glória Eterna ao lado dos torcedores. Confira outros que fizeram a festa em casa.

1983 - Grêmio

O Tricolor gaúcho foi o primeiro time do Brasil a fazer a festa jogando ao lado de sua torcida. Se antes Santos, Cruzeiro e Flamengo tinham sido campeões fora de seus domínios, o Grêmio venceu o Peñarol-URU, por 2 a 1, no antigo Olímpico e ficou com seu primeiro título. O jogo de ida foi 1 a 1, no Uruguai.

1992 - São Paulo

A primeira taça do Tricolor paulista também veio com o apoio de sua torcida. E foi nos pênaltis. Depois de perder por 1 a 0, em Rosário, para o Newell's Old Boys-ARG, o São Paulo devolveu o placar e contou com Zetti inspirado nas penalidades para consagrar a equipe de Telê Santana.

1997 - Cruzeiro

 

Se a Raposa foi campeã em cima do River Plate-ARG, em 1976, em Santiago (Chile), o segundo título veio ao lado de sua torcida. O rival foi o Sporting Cristal-PER. No primeiro jogo, em Lima, houve igualdade sem gols. Coube a Elivélton marcar no Mineirão, vitória por 1 a 0, para dar o bicampeonato à Raposa.

1999 - Palmeiras

O primeiro título do Palmeiras também veio ao lado de sua torcida. Na final, Marcos foi o grande nome na disputa por pênaltis contra o Deportivo Cali-COL. Na Colômbia, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari perdeu por 1 a 0 e conseguiu a vitória por 2 a 1, no antigo Palestra Itália, antes de faturar a taça nas penalidades.

2005 - São Paulo

O São Paulo foi o primeiro clube brasileiro a chegar ao tricampeonato da Copa Libertadores e pela segunda vez ao lado de sua torcida. Depois de 1992, o Tricolor voltou a ser campeão no Morumbi em 2005, na primeira final de clubes do mesmo país: contra o Athletico. E foi um massacre de 4 a 0. No primeiro jogo, empate por 1 a 1.

2006 - Internacional

O primeiro título do Internacional também foi no seu estádio, no Beira-Rio. Também foi o primeiro dos brasileiros a ser campeão em casa sem vitória. Mas nem precisava, o caneco veio em Porto Alegre com o empate por 2 a 2, depois de vencer o primeiro jogo com o São Paulo, no Morumbi, por 2 a 1.

2010 - Internacional

Feito repetido pelo Internacional. Quatro anos após o primeiro título, o Colorado voltou a pintar a América de vermelho ao vencer por 3 a 2 o Chivas-MEX, no Beira-Rio. No primeiro jogo, também vitória por 2 a 1, em Guadalajara.

2011 - Santos

A geração de Neymar e Paulo Henrique Ganso se consagrou tricampeão da Copa Libertadores, no Pacaembu. A vitória do Peixe foi contra o Peñarol-URU, por 2 a 1. O time de Pelé, nos anos 60, foi campeão sempre longe de sua casa.

2012 - Corinthians

A única conquista do Corinthians foi invicta. E na final contra o Boca Juniors-ARG. O Timão venceu por 2 a 0, o jogo decisivo, com dois gols de Emerson Sheik, atuando no Pacaembu, em São Paulo.

2013 - Atlético

O título do Atlético é um dos mais simbólicos. O Galo chegou até a decisão revertendo a maioria dos resultados negativos jogando em casa. E a decisão contra o Olimpia-PAR foi com emoção, no Mineirão. A vitória por 2 a 0 levou o confronto para os pênaltis, quando o Galo ficou com a inédita taça.

Fonte: Rádio Itatiaia

Comentários
Comentário enviado com sucesso!