Foi realizado na tarde desta quarta-feira, 8 de novembro, em Cataguases, o encontro #VempraCataguases #VempraMinas, uma iniciativa da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas), em parceria com a Prefeitura de Cataguases e a participação de cinco empresas âncoras instaladas no município e que possuem histórico de sucesso. O evento teve como objetivo atrair novos investimentos para o município e promover seu desenvolvimento.
Em seu pronunciamento na abertura do evento, o prefeito José Henriques lembrou a abertura do primeiro distrito industrial em Cataguases, na década de 1970. “Hoje estamos abrindo nosso terceiro distrito industrial que tem sido cautelosamente desenhado e estudado, buscando facilitadores para a inovação e o desenvolvimento social e econômico”, disse. Ele também citou os avanços obtidos em sua gestão como o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor pelo programa de desburocratização implementado na Prefeitura; alteração e adequação do Código Tributário Municipal; primeiro município a assinar o decreto de liberdade econômica em Minas Gerais; Implantação do Projeto Cidade Inteligente e que também rendeu à sua administração outra premiação nesta área. Ele completou dizendo que “este novo e favorável ambiente faz Cataguases voltar a ser uma cidade atraente e apta a receber novos empreendimentos. E nós estamos aqui para facilitar, desenvolver e apoiar a atividade de vocês.”
Em seguida as empresas âncoras Energisa, Tecidos Cataguases, Tocantins, MIBA Industrial Bearings e Sicoob Coopemata, através de seus representantes, contaram suas histórias que se tornaram cases de sucesso. Eduardo Mantovani, diretor presidente da Energisa, mostrou o robusto sistema de distribuição de energia nas cidades onda atua, além dos investimentos no setor afirmando em seguida que a empresa tem plenas condições de atender a novos empreendimentos com muita qualidade e eficiência.
Marcos Aurélio de Sousa Rodrigues, Diretor Industrial da Cataguases, apresentou números significativos que tornam a empresa uma das maiores de seu segmento na América Latina, além de reforçar a estrutura que o município oferece. Pela Tocantins, a empresa mais recente a se instalar em Cataguases, no ramo de reciclagem de papel, Laura Pacheco, gerente de Marketing, também contou sua história de sucesso e o desempenho da unidade em Cataguases.
O diretor da MIBA em Cataguases, Pedro Paulo Almeida, destacou a exportação de sua produção para diversas partes do mundo e o ambiente propício que a empresa tem no município para atuar e se desenvolver. Encerrando os cases de sucesso, o diretor Presidente do Sicoob Coopemata, César Augusto Mattos, lembrou o início da cooperativa há 25 anos quando abriu as portas com uma dívida de 40 mil reais. Mostrando um crescimento vertiginoso neste período, César disse que até o final deste ano a Coopemata chegará a 2 bilhões de reais em ativos e se prepara para começar a atuar na região Nordeste.
Luiz Paixão, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional, fez um relato da realidade do município e a infraestrutura disponível para novos investimentos. Dentre outras, citou ter sido o primeiro município de seu porte a implantar uma Parceria Público Privada. “Por meio dessa iniciativa temos uma estimativa de economia mínima de 79,39% no consumo de energia devido a eficiência da iluminação pública que está sendo instalada no município”, citou. O Secretário também lembrou o Programa Comunidade Integrada, a parceria com o Instituto Recicleiros, o baixo índice de violência e, por fim, o município ter concluído recentemente todo o trabalho de georreferenciamento.
Na sequência os representantes dos órgãos governamentais do Estado também apresentaram os benefícios oferecidos a quem quiser investir em Cataguases. O primeiro a falar foi Caio Moura, analista de Atração de Investimentos do Invest Minas. Ele apresentou os benefícios para investir em Minas Gerais destacando os atrativos que o Estado oferece. O Assessor da Diretoria de Análise de Investimentos da Secretaria Estadual de Fazenda, Ricardo Seron, também seguiu a mesma linha mostrando aos presentes incentivos que o governo mineiro concede aos novos empreendedores.
Thadeu Neves, gerente de projetos para a Indústria, apresentou um estudo técnico e estratégico sobre Cataguases realizado pelo Instituto Evaldo Lodi (IEL) vinculado a Fiemg. Logo depois, Randolpho Pelucci Machado, gerente de negócios do BDMG, apresentou soluções financeiras para os negócios e, finalizando o evento, Marco Antônio Martins de Almeida, assessor da diretoria de Arranjos Produtivos Locais e Cooperativismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) de Minas Gerais, falou sobre o tema.
Fonte: Site do Marcelo Lopes