Barbacena sobe de posição no Mapa do Turismo Brasileiro
11/12/2023 04:34 em REGIÃO

 

Com localização privilegiada na Serra da Mantiqueira mineira, o município de Barbacena entrou, em 2023, na categoria B do Mapa do Turismo Brasileiro, alcançando a segunda faixa de melhor classificação. Realizado pelo Ministério do Turismo, o levantamento avalia aspectos, como número de empregos gerados com o turismo, estimativa de visitantes e quantidade de estabelecimentos de hospedagem, entre outros. De acordo com o Mapa, os principais segmentos turísticos da cidade são: cultural, rural, negócios e eventos.

Professor e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IF Sudeste MG – Campus Barbacena, Valdir José da Silva, explica que a cultura diversificada da cidade é uma atração para os turistas, assim como a proximidade com os municípios de São João del-Rei e Tiradentes, que contribui para o grande fluxo de pessoas.

 

 

 

“Barbacena fica no alto da Serra da Mantiqueira e se destaca pela produção de flores, frutas e pelas temperaturas amenas. Além disso, é uma cidade com uma rica cultura. Temos comunidades quilombolas, indígenas e colonização italiana, o que torna a cultura bem diversificada, tanto em termos de eventos culturais quanto de patrimônios, já que temos vários tombados. A cidade também é palco de algumas festas tradicionais que atraem o público”, afirma o professor.

Entre esses patrimônios está o Museu da Loucura, criado em 1996, sendo o primeiro destinado à saúde mental no Brasil, ao apresentar a evolução da psiquiatria através de diversas experiências. Outros pontos turísticos são o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, o Museu Municipal, o Parque Emeric Marcier, a Igreja da Boa Morte, a Basílica de São José, as igrejas do Rosário e do Carmo, a Estação Ferroviária, o Palácio da Revolução Liberal e ainda o Memorial Isabel Cristina.

“Tivemos, recentemente, a beatificação de Isabel Cristina, que é de Barbacena. Desde que o memorial dedicado a ela foi inaugurado no ano passado, tem atraído vários visitantes. Outro evento importante tradicional que movimenta a cidade é o Jubileu de São José, que ocorre sempre no mês de maio, e já se tornou patrimônio cultural e religioso de Barbacena”, observa Valdir.

Para o diretor de Turismo da cidade, Alexandre Braga, há várias opções também para o ecoturismo, uma vez que o município abriga parte importante da Estrada Real, maior rota turística do país. São mais de 1.600 quilômetros de extensão, passando por Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, resgatando as tradições do percurso do ouro e do diamante do século XVIII, assim como valorizando a identidade e as belezas da região.

“A modalidade incentiva a conservação do patrimônio natural e cultural de determinado local e ainda permite a prática de atividades super divertidas em meio à natureza. Uma das rotas é o cicloturismo que oferece trilhas eletrizantes na Serra da Mantiqueira. As rotas contemplam parte do caminho novo da Estrada Real”, observa Alexandre.

Para incentivar ainda mais o turismo, a Prefeitura adota como estratégia o investimento em eventos, entre eles, a volta da Expô Barbacena, totalmente gratuita e aberta ao público. A 54ª edição realizada nesse ano foi considerada a maior da história, quebrando recorde de público com a atração de 32 mil pessoas. A tradicional Festa das Rosas que, em 2023, chegou à 51ª edição, contou com diversas atrações, como Concurso da Rainha das Rosas e Flores, exposições, provas com cavalos e atrações musicais de destaque no cenário nacional.

Entre as novidades, a cidade realiza, desde 2022, o Arraiá BQB que já entrou para o calendário anual de eventos, com a valorização das tradições juninas, em ambiente temático, com quadrilhas, brincadeiras e comidas típicas. Desde 2021, moradores e turistas se encantam também com o Sonho de Natal, evento com duração de dez dias e diversas atrações, a exemplo de apresentações teatrais, música e shows.
No último dia 4, Barbacena inaugurou sua decoração de Natal, com a presença de mais de dez mil pessoas no Jardim Municipal. Além da inauguração das luzes, houve ainda o espetáculo “Mineiramente”, do Grupo Ponto de Partida e do Coral Rotunda, sob a regência de Claudia Valle.

A coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IF Sudeste MG – Campus Barbacena também atua para que o segmento seja cada vez mais atrativo. “Fazemos pesquisa, tentando promover o desenvolvimento de alguns produtos. Nós participamos do Conselho Municipal de Turismo. Agora estamos iniciando uma pesquisa sobre a satisfação dos investidores com os eventos. Além disso, trabalhamos com os alunos em alguns projetos de extensão e daí surgem alguns produtos interessantes”, conclui Valdir.

Fonte: Tribuna de Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!