Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, confirmou suas duas primeiras mortes causadas pela dengue em 2024 nesta quinta-feira (1º), mesmo dia em que a capital mineira também anunciou seus dois primeiros óbitos por conta da doença. A cidade da Grande BH está em situação de emergência em saúde pública por causa da dengue.
A primeira vítima da dengue na cidade em 2024 tinha 77 anos e sofria de diabetes e hipertensão. Ela procurou atendimento médico quando a doença já estava avançada e acabou falecendo na quarta (31). Já nesta quinta (1º), uma mulher de 30 anos com problemas de obesidade e anemia falciforme. Ela também teria procurado atendimento médico tardio, já apresentando sangramentos e outros sintomas graves.
Quais são os sintomas da dengue?
O quadro sintomático da dengue inclui, segundo o Ministério da Saúde:
- Febre alta (maior que 38ºC);
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo;
Além desses sintomas, o Ministério de Saúde recomenda que as pessoas estejam atentas aos sinais de alerta e de agravamento do quadro, que podem levar a choque grave e até morte. Os sinais de alarma são os seguintes:
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos;
- Letargia ou irritabilidade;
- Aumento progressivo do hematócrito;
- Sangramento de mucosa.
Segundo os dados mais recentes, divulgados pelo Governo de Minas na segunda-feira (29), Betim tem 1.948 casos prováveis de dengue, 70 de chikungunya e nenhum de zika.
Fonte: Site da Rádio Itatiaia