O cronograma do Ministério da Saúde considera a primeira das duas doses do imunizante para crianças de 10 e 11 anos; vacinação começou nesta sexta-feira (9) no Distrito Federal
O Ministério da Saúde prevê vacinar com a primeira dose 1,2 milhão de crianças de 10 e 11 anos contra a dengue até o final de março. O prazo é o mesmo que a pasta calcula para abastecer as 521 cidades que receberão o imunizante para aplicação na faixa etária, a partir da capacidade de entrega da Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda.
O primeiro lote entregue pela empresa na terça-feira (6), com 212 mil doses, já foi distribuído para o Distrito Federal (que começou a vacinação na manhã desta sexta-feira) e para Goiás. Uma segunda carga foi entregue à pasta na quinta-feira (8) e será direcionada para os Estados ao longo do Carnaval.
A lista das 521 cidades contempla mais 15 estados, além do DF e do Goiás: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, indicou que a partir de abril a pasta deve ampliar a faixa etária para jovens de até 14 anos, como recomendado inicialmente. "Nós vamos até março estar com esse primeiro grupo de vacinação e, na sequência, nós estamos trabalhando para garantir todo o grupo de 10 a 14 anos", disse sexta-feira (9), após acompanhar o início da aplicação da Qdengue em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Brasília.
De acordo com a ministra, as 521 cidades escolhidas pela pasta para o envio das primeiras doses no plano têm mais casos de hospitalização entre crianças de 10 a 14 anos, depois de idosos, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Foto: Lucyenne Landim/O TEMPO Brasília
Fonte: O Tempo