Se você já é eleitor já há alguns anos, provavelmente lembra que, para ter o título em mãos, precisou ir a um cartório eleitoral para que o registro fosse feito.
Agora, no entanto, o deslocamento não é mais necessário. O título, para quem tem a partir e 16 anos, pode ser solicitado pela internet, de forma totalmente remota.
Basta acessar site do Tribunal Superior Eleitoral, no endereço tse.jus.br e procurar pelo campo de Autoatendimento Eleitoral;
Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário é necessário informar a unidade da federação em que reside e digitalizar documentos pedidos, como foto, comprovante de residência e certificado de quitação de serviço militar, no caso dos homens.
Depois do enviar os documentos, é só aguardar que a Justiça Eleitoral faça a análise e libere o título.
Vale lembrar que o voto é obrigatório no Brasil para aqueles com 18 anos ou mais. Deixar de votar pode causar alguns contratempos, como dificuldade de pegar empréstimo e se inscrever em concurso público, por exemplo.
Para os que têm 16 e 17 anos o voto é facultativo.
Nessa faixa etária, quem quiser votar este ano, incluindo aqueles que ainda têm 15, mas fazem 16 até o dia 6 de outubro, têm até o dia 8 de maio para título de eleitor, se não, não vota.
Lembrando que os brasileiros vão às urnas em outubro para eleger prefeitos e vereadores das cidades ondem moram.
Foto: Reprodução/TSE
Fonte: Rádio2