Queijo vendido em Cataguases é premiado em 3º Mundial do Queijo, um evento com 14 países
REGIÃO
Publicado em 22/04/2024

 

Pelos menos 35 queijos de produtores mineiros receberam medalhas no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado no último fim de semana, em São Paulo. Os produtos receberam medalhas nas categorias Super Ouro (três queijos), Ouro (nove queijos), Prata (10 queijos) e Bronze (13 queijos). Foram premiados queijos, iogurtes, doces de leite e coalhadas. Ao todo, participaram do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos cerca de 1.900 itens de produtores de 14 países.

A seleção dos melhores queijos foi feita por 300 jurados. No total, 598 medalhas foram distribuídas. Os produtos foram pontuados após avaliação de itens como aroma, sabor, consistência e aparência. Os premiados com a categoria Bronze receberam entre 70 e 80 pontos. Na premiação Prata, ficaram os produtos que obtiveram entre 81 e 90 pontos. Em seguida, com 91 a 98 pontos, os produtores vencedores da medalha Ouro. Já os ganhadores da categoria Super Ouro, tiveram 99 e 100 pontos.

“O concurso mundial é muito importante. Os mineiros conquistando essas premiações, num concurso com 14 países, conseguem uma valorização muito grande e divulgam o produto de Minas”, explica Maria Edinice Rodrigues, coordenadora estadual de queijos artesanais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

Premiados 
Do Campo das Vertentes, o queijo Lasquinha foi um dos premiados com a medalha Ouro. Ele é um queijo Minas Artesanal, produzido na Fazenda da Saudade, em Ibertioga. Os responsáveis pela produção são o casal Tereza Rodrigues e Mateus Brandão. Ela, uma jornalista, e ele, publicitário.

Tereza Rodrigues conta que a produção de queijo começou em 2018, após deixarem a vida corrida que tinham em Brasília e se mudarem para a fazenda da família. Para chegar ao estágio atual de qualidade, foram vários cursos, visitas a outras queijarias e experimentações.

Fonte: Algumas informações: O Tempo e site do Cerqueira e Notícias

Comentários
Comentário enviado com sucesso!